Se dúvidas houvesse quanto ao potencial das vendas online, o crescimento que se tem vindo a registar neste mercado, cada vez mais sólido e consistente, acompanhado pela forma como o consumidor está a mudar o seu comportamento de compra, são a prova.

Mesmo com Portugal a ser dos países onde este mercado ainda não é tão maduro, a verdade é que se tem registado um boom no aumento de vendas online, acompanhado por um comportamento em crescendo por parte dos consumidores, muito derivado da forte digitalização ou da pandemia que fez crescer em muito o negócio online.

Apesar de parecer muito simples e de fácil acesso, as vendas online exigem um trabalho diário quanto à estratégia de marketing, à produção de conteúdo, ao SEO (Search Engine Optimization), à otimização de conversão, à experiência de comprar ou à própria tecnologia utilizada.

Se é através das vendas online que pretende obter sucesso no seu negócio, leia com muita atenção este artigo e tome nota das nossas sugestões e dos conselhos.

👉 Como vender mais online? Defina uma estratégia!

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para que, em 2022, 43% dos portugueses fizeram compras através da Internet (mais 2% do que no ano anterior). Estes números têm sido impulsionadores para que muitos empreendedores apostem neste mercado para conseguirem o sucesso que tanto desejam.

Contudo, para conseguir alcançar o sucesso desejado, é essencial estabelecer uma estratégia de comunicação eficaz.

Tudo passa pela elaboração de um plano estratégico, uma forma de conciliar os seus objetivos com os passos necessários para os atingir. Ter essa visão abre caminho para que consiga aumentar a visibilidade da sua marca/empresa, tornando-a mais reconhecida pelo público, diferenciando-se da concorrência e criando uma ligação emocional e de lealdade com os seus clientes.

Tome nota dos passos para desenvolver a sua estratégia:

  • Conheça o cliente: o primeiro passo para definir uma estratégia de vendas no digital é entender e conhecer o público-alvo. Procure entender quem são as pessoas que pretende atingir e as suas características: perceber os seus hábitos de consumo é uma informação crucial que define se a estratégia é eficaz ou não.
  • Defina a persona: Crie o perfil ideal do cliente da sua empresa. Com os dados que obteve depois de estudar o seu público-alvo, ou seja, as características comuns, hábitos de consumo e, até, a satisfação depois da compra, conseguirá construir uma persona, conseguindo criar conteúdos e ações mais direcionados. Lembre-se que pode criar mais do que uma persona.
  • Defina pontos fortes e fracos: faça uma análise da sua presença online. É boa? É má? Está nas redes sociais? Aparece nos primeiros resultados do Google? O processo para comprar na sua loja online é fácil? Faça uma análise, identificando os pontos fortes e os pontos fracos da sua presença. Use ferramentas para sondar os clientes, se necessário. Conhecer o estado da arte da marca e perceber onde é possível melhor pode ser crucial na orientação de uma estratégia online eficaz.
  • Analise a concorrência: Uma análise à presença dos seus concorrentes diretos (e já agora indiretos) permite-lhe ter uma noção exata do posicionamento da sua marca ou empresa no mercado, dando oportunidade para que melhore o seu posicionamento. Além disso, ao identificar as principais qualidades e fraquezas dos concorrentes, pode perceber também os pontos positivos e as lacunas presentes na sua marca.
  • Defina objetivos: antes de decidir por qualquer ação, é muito importante saber o que pretende alcançar com sua presença online. Defina quais a metas que pretende alcançar com a sua marca e que resultados espera obter com a estratégia online. Defina também os prazos para atingir esses objetivos. Ter metas e objetivos claros ajudará a orientar suas decisões de marketing.
  • Escolha os canais de comunicação: São muitas as opções de canais online disponíveis, que vão desde as redes sociais ao site, e-mail e blog. Faça uma análise para entender quais os canais, sejam gratuitos ou pagos, são os mais adequados para a sua persona. A presença em determinadas redes sociais deve ser ponderada, mediante os objetivos definidos, assim como o investimento em plataformas de venda, por exemplo.
  • Crie um plano de conteúdos: se o objetivo é ter uma presença online efetiva, é essencial produzir conteúdo relevante e atrativo para seu público. Assim, criar um planeamento das publicações e manter uma frequência constante é crucial, criando bom conteúdo (ou melhor, “content marketing”) e optando por uma linguagem simples, correta, de fácil compreensão e apreensão e orientada para a persona. Investa também num website profissional bem estruturado e visualmente apelativo para o consumidor, com termos e condições transparentes e com um processo de compra fácil e simples.
  • Analise os resultados: Medir, medir e medir. Os objetivos que definiu anteriormente têm de ser mensuráveis. Defina quais os indicadores de desempenho mais relevantes, ou KPI’s (do inglês, Key Performance Indicators) deve analisar para perceber se a sua estratégia está a alcançar os objetivos pretendidos. Monitorizar as métricas do site, como o tráfego ou as taxas de conversão, são alguns dos indicadores que podem ser analisados. Poderá ainda encontrar outros na sua análise, permitindo identificar oportunidades de melhoria e ajustar a estratégia de vendas. Mas não se esqueça: mudanças drásticas e repentinas na sua estratégia e no seu plano podem colocar em causa a familiaridade com a qual o seu cliente já estava habituado. Mediante os resultados, faça as mudanças de forma gradual, ouvindo o feedback dos seus clientes.


👉 O que ganho em criar uma estratégia de comunicação?

Um dos lemas do empresário Rui Nabeiro, fundador da empresa Delta Cafés, era “fazer de cada cliente um amigo e de cada amigo um cliente”. No online, é justamente esse o objetivo final. Ao criar e integrar uma estratégia de comunicação no seu negócio, vai permitir uma melhoria da relação da sua marca ou empresa com os seus clientes, solidificando a relação de amizade e de lealdade que é criada, acabando por aumentar o seu reconhecimento no mercado. Uma boa comunicação pode mesmo levar à transformação em vendas e aumentar significativamente os resultados.


Em suma, os benefícios de um plano de comunicação para a sua marca são:

  • Eleva o negócio: Quanto mais clara for estratégia, mais claro será o caminho que a marca tem de seguir para construir vantagens competitivas no mercado, utilizando a tecnologia.
  • Aumenta a capacidade de alcance: Quando uma estratégia online é eficaz, rapidamente vai conseguir um maior alcance de diferentes públicos. E para que esta seja verdadeiramente efetiva, é importante que a mensagem flua no sentido de dar resposta às necessidades do público.
  • Eleva o perfil da empresa: Quando atingir a “maturidade digital”, a sua marca estará com uma excelente reputação aos olhos do consumidor, traduzindo-se no reforço de parcerias vantajosas, na contratação de profissionais qualificados e, claro, na concretização de negociações ainda mais proveitosas e rentáveis.


Considerações finais

Quando estiver a criar a sua estratégia de comunicação, não se esqueça de que o mercado do online é de muito fácil acesso, mas, ao mesmo tempo, é de uma extrema complexidade. Alavancar um negócio online vai exigir de si uma dedicação diária e consistente.

Por isso, se tem dúvidas ou precisa de ajuda sobre como implementar uma estratégia online para vender mais, consulte a nossa equipa: somos especialistas em elevar negócios e estamos disponíveis para o(a) auxiliar na busca das melhores soluções para garantir o sucesso desejado.