Não é fácil conseguir que os seus clientes ou potenciais clientes sejam leais à sua marca. Até porque, está a pedir aos seus clientes que deem preferência a uma entidade com a qual eles não têm qualquer conexão. No entanto, as marcas que estabelecem uma ligação emocional com os clientes são duas vezes mais propensas a conseguir retê-los.

É mais fácil falar do que fazer. Nem todas as marcas têm o historial da Nike ou a imagem icónica da Apple. No entanto, as pequenas empresas espalhadas pelo país conseguem construir ligações de sucesso com os clientes sendo mais pessoais. Em vez de continuarem como uma entidade desconhecida, elas mostram a cara e conseguem estabelecer uma ligação com o cliente. Ao serem mais pessoais e oferecendo produtos de qualidade, estas empresas conseguem criar um nicho mesmo sem terem um nome familiar ou conhecido.

Não há nenhuma equação para estabelecer ligação, mas estas 5 dicas farão com que o seu negócio esteja mais acessível ao consumidor.

  1. Seja ativo nas redes sociais

Qualquer marca precisa de uma presença ativa nas redes sociais. Se acha que precisa de mais treino e estudo, contrate uma agência ou especialista em redes sociais, vale a pena.

  1. Use e abuse dos diretos

Para além da possibilidade de fazer diretos no Facebook ou Instagram, pode também colocar um chat com vídeo e voz real no seu website para suporte aos clientes. Isto pode ser muito importante para criar uma ligação com um consumidor, especialmente se ajudar a resolver o seu problema.

  1. Personifique a sua marca

Saiba quem são os seus clientes, qual é o seu nicho e a identidade da marca. Depois, tente sempre apresentar-se dentro dessa identidade. Faça os possíveis para que a sua marca seja apresentada da melhor forma, mas sempre sendo fiel à identidade própria.

  1. Seja consistente

Em qualquer aspeto do Branding, a consistência é a chave. Isto significa que precisa de estar disponível a toda a hora e manter contacto com os consumidores. Isto pode ser feito através de email marketing, um blogue ou das redes sociais.

A consistência constrói confiança e cria lealdade. Mas lembre-se, a consistência só é positiva se for feita corretamente, se a sua estratégia não estiver a funcionar como gostaria, arranje formas de dar refinar a sua mensagem.

  1. Alcance o consumidor

Enquanto que a experiência online pode conseguir maravilhas na relação com o cliente, as marcas mais fortes dão um passo extra para criar conexões. É preciso que a empresa olhe para os seus clientes antes de olhar para os lucros. É claro que a sua habilidade para se relacionar com os clientes irá resultar em aumentos nas vendas, mas os seus esforços deverão ser genuínos.