Mais tráfego para o website nem sempre significa mais lucro, a não ser que o modelo de receita seja apenas baseado em publicidade em display. A publicidade em display é o modelo que menos lucro gera por visitante, em comparação com todos os outros modelos e existem estudos que sugerem que apenas 27% dos visitantes na internet realmente olham para estes anúncios.

Uma das melhores formas de rentabilizar o tráfego web é convertê-lo em leads, para depois promover um produto ou serviço via email marketing ou através de follow up por chamada telefónica. Este é o chamado inbound marketing, o marketing que atrai o cliente.

A melhor forma de atrair tráfego para o website é através de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo pode ser explorado através de um blogue, redes sociais ou email marketing.

Estas são as melhores formas de rentabilizar o tráfego do seu website, convertendo-o em leads:

  1. Landing Pages

Landing pages são uma das formas mais eficazes para converter o visitante numa lead. Enquanto que o propósito de muitas páginas de conteúdo em websites é fornecer informação, as landing pages são criadas para coletar informações de contacto. Landing pages eficientes, combinadas com tráfego segmentado podem dar-lhe uma taxa de conversão acima dos 50-60%.

  1. Barras de notificação

As barras de notificação são os banners que aparecem no topo dos websites. Os utilizadores da Internet foram “treinados” para reparar nestas barras uma vez que os browsers normalmente divulgar mensagens importantes da mesma forma como a falta de um plugin ou um popup bloqueado. Estas barras permanecem no topo e algumas podem até ser configuradas para permanecerem no topo mesmo quando se faz scroll pelo website. É uma ótima forma de chamar atenção.

Pode colocar um link para uma das landing pages ou então colocar um formulário onde o consumidor insere o e-mail.

  1. Formulários popup não bloqueáveis

Popups não bloqueáveis, que já deve ter visto em muitos websites ou blogues, são uma das melhores formas de converter tráfego em leads. Cerca de 2 a 10% do seu tráfego diário é propenso a ser convertido em leads, dependendo da eficácia da sua oferta.

Conclusão

Apesar de existirem várias formas de gerar leads, o conceito é sempre o mesmo. Atrair visitantes ao fornecer conteúdo de valor e depois pedir a sua permissão para os contactar por e-mail da melhor forma. Ofereça algo valioso para os consumidores no e-mail para construir a confiança suficiente para apresentar o que tem para vender de uma forma não intrusiva.