Para quem tem um negócio na internet, a divulgação é uma ferramenta essencial. E nos dias de hoje, a melhor forma para o fazer é através de anúncios na internet, seja no Google ou nas redes sociais, tendo em consideração todos os aspetos definidos para a sua marca ou empresa, como o posicionamento ou os objetivos que quer atingir.

No entanto, não basta publicar os anúncios sem critério: os objetivos têm de ser mensuráveis, percebendo se os anúncios estão ou não a funcionar e o que pode ser melhorado a curto e longo prazo.

👉 “E quais as métricas que devo acompanhar?”

Há diversos valores que deve ter em atenção quando publica anúncios e todos eles são importantes para acompanhar o sucesso das suas campanhas, indicando o caminho que estas devem seguir.

O Custo por Aquisição, conhecido pela sigla CPA ou pela designação em inglês Cost per Action, é uma das métricas principais, medindo o custo de cada conversão (isto é, de cada venda) gerada a partir do anúncio. Outra métrica que avalia o custo unitário é o CPC, ou Cost per Click (“Custo por clique”), que permite saber o custo de cada clique no anúncio, permitindo avaliar o custo real de cada utilizador que acede ao site através da campanha. Na prática, estas métricas ajudam na definição do orçamento necessário para investimento em campanhas de anúncios para obter o resultado necessário.

Intrinsecamente ligado ao CPC está a Taxa de Conversão (TC). Esta taxa permite saber quantas pessoas entraram no seu website através do anúncio e efetuaram uma compra, analisando, desta forma, a eficácia do anúncio em atrair e convencer os clientes. No entanto, nem sempre o visitante completa a compra, acabando por se esquecer das coisas no carrinho. Isto é avaliado pela Taxa de Abandono de Carrinho (TAC), que indica a percentagem de utilizadores que acabam por adicionar produtos ao carrinho da sua loja online, acabando por não completar a compra. É certo que se podem haver múltiplos fatores, mas o abandono do carrinho pode-se dever a um mau desempenho do processo de checkout. Desta forma, a TAC, em conjunto com a TC, poderá indicar caminhos de melhoria.

A campanha, na sua generalidade, pode ser avaliada pelo Índice de Qualidade (IQ), também conhecido como Quality Score. Usada na plataforma Google Ads, esta classificação mede a relevância do anúncio e da página de destino para o utilizador. Quanto maior for a classificação no IQ, maiores serão as vantagens para a sua campanha, pois isso trará custos menores e melhores posições nos resultados da pesquisa. Outra das métricas que deverá ser seguida é o ROAS (do inglês,Return on Ad Spend ou “Retorno sobre o Investimento em Publicidade”). Tal como o nome indica, esta métrica avalia quanto da receita foi efetivamente gerada a partir do que foi investido na campanha publicitária, ou seja, o ROAS mede se a campanha está ou não a gerar lucros.

Não se esqueça que todas as métricas devem ser avaliadas na sua globalidade e não de forma isolada.


Considerações finais

A divulgação do seu e-commerce é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Tendo uma análise precisa e global sobre as suas campanhas, conseguirá gerar maior rentabilidade do seu negócio, melhorando as suas conversões e identificando pontos a melhorar.

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