Se não quer que a sua marca se torne obsoleta ou caia no esquecimento, esteja atento a algumas das tendências para 2024.

1️⃣ Aumento do conteúdo de consumo rápido;

O aumento do consumo de conteúdo rápido já é transversal às várias plataformas existentes, como as stories no TikTok, os shorts no Youtube, as lives no Facebook/Youtube/TikTok e as clássicas instastories no Instagram.

Esta adaptação surge da necessidade das pessoas partilharem as suas experiências e dos consumidores procurarem cada vez mais conteúdo instantâneo com o qual se possam relacionar. Se tem uma página de um negócio/marca, aposte em stories/lives e confirme o impacto direto e vantajoso que estas ferramentas trazem. Felizmente, temos uma equipa preparada para alavancar as suas redes sociais!

2️⃣ Uso de Inteligência Artificial para aprimorar a experiência do utilizador e aumentar a produtividade dos negócios;

Ao contrário do que possa pensar, a IA não vem substituir os marketers, gestores de redes sociais, fotógrafos, administrativos, etc. Estas ferramentas são um apoio notório tanto a nível de tempo, como de produtividade. Temos o exemplo do ChatGPT, que tem vindo a revolucionar o trabalho dos gestores de marketing, auxiliando na criação de conteúdo em segundos!

3️⃣ Aumento do consumo de conteúdo em formato vídeo;

Os consumidores procuram cada vez mais conteúdo de fácil consumo e com o qual se identificam, por isso, torna-se essencial para as marcas contar histórias e estabelecer conexões profundas com o público.

As marcas que consigam transparecer verdade e mostrar o que está além do percetível – como o “behind the scenes” – têm maior probabilidade de converter e fidelizar um potencial cliente. Segundo a Forbes, os consumidores passam 88% mais tempo em sites com vídeo, por isso, aconselhamos que aposte neste tipo de conteúdos nas suas redes sociais.

4️⃣ Crescente aposta em conteúdos humanizados (UGC - User Generated Content);

Uma das grandes tendências para 2024 será a influência dos micro e nano influencers nas redes sociais, por serem vistos como autênticos, transparentes, reais e confiáveis, conseguindo cativar o público-alvo com mais eficácia e exercer maior influência.

Podemos dar o exemplo de um dos nossos clientes que, em apenas 3 meses, com o recurso a 14 micro-influenciadores, conseguiu impactar mais de 1 milhão e 300 mil pessoas, mais de 15 mil pessoas guardaram os conteúdos sobre a marca, resultando na possibilidade de acedermos a uma diversidade de opiniões sobre vários produtos, para diferentes públicos. Estes conteúdos, mesmo após alguns meses de serem partilhados, continuam a ter retorno.

5️⃣ Algoritmo de recomendação personalizada;

Com a maior monitorização e filtro nas plataformas digitais, vem também uma maior personalização do conteúdo que nos é apresentado. No instagram, 40% do feed é ocupado por recomendações personalizadas. Para as marcas, esta é uma grande vantagem, uma vez que haverá uma grande probabilidade de um produto chegar a um público que já tenha interesse em temas ou produtos semelhantes.

6️⃣ Aposta das marcas em conteúdo de entretenimento, em vez de conteúdo de autopromoção;

A verdade é que os consumidores estão saturados de conteúdo que visa apenas a venda direta. Como tal, por vezes não ganha o melhor produto, mas sim aquele que consegue chegar de melhor forma ao cliente. A tendência crescente é que as marcas optem por mostrar conteúdo que permita agregar valor a todas as características e vantagens adjacentes a um produto ou serviço. Partilhar conhecimento e curiosidades pode ser um ótimo primeiro passo para a sua marca!

7️⃣ Ampliação do social selling;

Com as estratégias de social selling e venda virtual, as marcas podem desenvolver relacionamentos de confiança e aumentar a sua credibilidade digital. Já estão a ser testadas práticas de utilização das redes sociais como canais de venda diretos e, apesar de em Portugal ainda não ser possível esta ação, esta é uma realidade que está a chegar e para a qual o seu negócio tem de estar preparado!

👉 Se pretende fazer de 2024 um ano de viragem para o seu negócio, estamos disponíveis para o ajudar!

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