
Chaboceau
Um legado familiar rico na história numa marca premium atual
Desafio
A Chaboceau surgiu com uma ambição de transformar um legado familiar rico na história numa marca premium de venda direta ao consumidor, especializada em peças de decoração únicas e têxteis de mesa, para o mercado nacional e internacional.
O desafio passava por construir uma identidade visual que respeitasse a linhagem e tradição da família fundadora, ao mesmo tempo que posicionasse a marca num território aspiracional e atual.
Era essencial desenvolver uma narrativa que cruzasse a herança franco-britânica da família Chaboceau com os códigos de luxo atuais. A marca precisava de comunicar tradição sem parecer datada, e elegância sem ser inacessível. A diferenciação passava também pela criação de um universo visual memorável e emocional, capaz de ligar passado e presente, mas com impacto no digital, no packaging e nos materiais de comunicação, bem como outros suportes.
Solução
Viajamos na história e legado da família Chaboceau para desenhar uma identidade visual profundamente estratégica, emocional e distinta. A marca foi erguida sobre os pilares da autenticidade e da memória afetiva, com o propósito de celebrar a herança cultural e emocional que a inspira.
Visualmente, a identidade debruça-se sobre a estética vitoriana e da opulência dos padrões clássicos, traduzida numa linguagem contemporânea e altamente posicionada. A paleta cromática, azul royal, dourado velho, marfim, bege e cinza-pedra, comunica profundidade, elegância e reforça o carácter exclusivo da marca. Elementos como as ilustrações detalhadas e o uso de brasões simbólicos remetem diretamente para o universo da nobreza e do savoir-faire europeu, evocando excelência, tradição e requinte.
A identidade desenvolvida é intencionalmente pensada para criar diferenciação no mercado e estabelecer uma relação emocional com o público. Foi o caso do packaging que reforça a presença da marca em vários pontos de contacto do cliente.
Cada detalhe é uma extensão do universo Chaboceau, desde o tipo de letra, à textura dos materiais dos envelopes e cartões de visita, à escolha dos símbolos que contam histórias que se refletem para as redes sociais.
O website é pensado como uma montra digital com foco na experiência do utilizador e na valorização dos produtos únicos Chaboceau.
Cliente
ChaboceauServiços



















