Hoje em dia, a personalização é essencial para garantir a satisfação e fidelização do cliente. Por vezes, é necessário oferecer aos clientes aquilo que eles procuram ou desejam. Uma estratégia eficaz e inovadora é a Cocriação.

A Cocriação trata-se de uma revolução na interação direta entre clientes e empresas, com vantagens competitivas para ambos.

Quando uma empresa decide cocriar, todos ganham. Vamos analisar de que forma a cocriação poderá ser uma excelente estratégia de marketing para potenciar o seu negócio.


O que é a cocriação de valor e como funciona na prática?

A Cocriação consiste no trabalho conjunto entre empresas e clientes com o objetivo de fomentar a inovação dos processos e produtos, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes. Esta é uma excelente estratégia para que marcas e empresas se diferenciem no mercado e consigam uma aproximação mais efetiva com os seus clientes.

Neste contexto, a empresa procura perceber quais os objetivos dos seus clientes, deixando-os entrar nos processos do negócio, para que possam fornecer ideias e melhorias no desenvolvimento de produtos e serviços, de acordo com as suas necessidades e expectativas.

A ideia desta abordagem é a aproximação de clientes e empresas, no sentido de criar soluções mais competitivas e eficientes para todos os stakeholders.

Para efetivar a estratégia, é necessário ter em consideração alguns pilares fundamentais:

- Diálogo entre cliente e empresa, com vista aos objetivos ambicionados;

- Acesso aos processos e informações de ambas as partes;

- Compreensão dos riscos e benefícios da estratégia implementada;

- Transparência, clareza e autenticidade em todas as ações conjuntas.

Ainda não conseguiu perceber em que é que consiste a Criação? Vamos colocá-la na prática através de um exemplo real que o fará perceber melhor em que é que consiste esta estratégia.

Conhece a marca de brinquedos Lego?

A Lego é uma marca dinamarquesa mundialmente famosa, conhecida pela produção de brinquedos, que consistem principalmente em blocos de plástico que ao serem interligados podem dar origens a diferentes criações.

No início do século XXl, nomeadamente em 2044, a empresa estava afundada numa crise, perto do colapso financeiro!

No entanto, dez anos depois, a Lego ultrapassou os gigantes norte-americanos da Mattel e da Hasbro (principais concorrentes) para se tornar na maior empresa do sector. E como é que isto aconteceu? Graças à cocriação!

Tudo começou no Cuusoo.com, um website colaborativo que reúne, divulga e vende ideias de novos produtos a empresas como Nissan e Sony. A plataforma permite aos utilizadores partilharem sugestões e ideias, que são submetidas a votação pelos membros. O Cuusoo apresenta as ideias mais votadas aos parceiros, onde cabe a estes decidirem se aceitam a sugestão e a lançam em escala industrial, pagando uma percentagem do lucro ao criador. Foi o que aconteceu com a Lego.

O projeto do utilizador, conhecido apenas como @guy, obteve o apoio de 10 mil membros da plataforma! A Lego ao ver que a sugestão tinha gerado tanto buzz, abraçou a causa e lançou o seu primeiro produto oficial criado por um fã!

Ao abrir a porta para a imaginação dos fãs, a Lego conseguiu recriar-se. E chegou a um patamar de lucro e relevância em que nunca tinha estado!

Mas calma, ainda há mais!

Quando a Lego lançou o Mindstorms, projeto que consistia num robô formado por peças tradicionais, sensores e motores. Ou seja, um Lego programado por computador que se mexe e é sensível a toque, cor e som. Um sonho! Diziam eles... Mas havia quem achava que podia melhorar.

Com apenas 3 semanas no mercado, vários hackers invadiram o código do Mindstorms. Até que um deles, Kekoa Proudfoot, conseguiu quebrá-lo! O trabalho de 7 engenheiros da Lego estava nas mãos de estudantes!

Kekoa Proudfoot, que na época publicou na internet como fez tudo, surpreendeu a Lego. Em vez de processarem Kekoa, a empresa decidiu perceber o interesse inesperado de adultos na marca e decidiram aprender com os hackers, implementando as melhorias que eles apresentaram.

Hoje, o brinquedo é o mais caro da Lego. E um dos mais desejados. Há livros, tutoriais de programação, torneios e sites dedicados ao Mindstorms. Tudo com o apoio da empresa!

Até este episódio, a empresa pensava que apenas comunicava com crianças. A partir de então, ouvir os consumidores tornou-se política da Lego. Criaram o programa Lego Digital Designer que permite que os seus fãs projetem uma criação, por exemplo, façam o design e partilhem a criação no próprio site da marca.

Assim, a Lego implementou a cocriação! Quando os hackers roubaram e partilharam o código do robô Mindstorms, a Lego aprendeu com eles e implementou melhorias, descobrindo o potencial criativo de seus fãs adultos.

O submarino Shinkai 6500 é outro exemplo, criado e divulgado por fãs da Lego, foi lançado em escala industrial em 2011. A produção colaborativa, ou seja, a cocriação, foi introduzida na tradicional Lego!



E agora a questão é: quais são os benefícios que posso retirar desta estratégia?

É simples, o objetivo primordial é a criação de um produto ou serviço que consiga atender de forma mais eficiente aos desejos e necessidades do mercado, conseguindo melhores resultados de vendas, por exemplo.

Mas não só... atente nas seguintes vantagens que poderá retirar de uma estratégia de cocriação.

Quais as vantagens de usar a cocriação?

A satisfação do cliente é um dos princípios base e principais de qualquer empresa. Para que tal aconteça, é necessário apostar na inovação das técnicas e estratégias utilizadas, de forma a conseguir gerar o maior benefício para ambas as partes. A abordagem da cocriação é uma excelente opção pelas várias vantagens associadas:

- Fidelização do cliente: Entender as necessidades, objetivos e desejos dos clientes é a maneira mais eficaz de criar uma relação de proximidade com o cliente e, assim, otimizar a fidelização do cliente à marca.

- Otimização de processos: Com a cocriação, pode tornar as atividades mais precisas, eficientes e baratas. Além disso, consegue atingir uma maior flexibilidade para as operações internas.

- Relação cliente-empresa duradoura: Uma vez que conhece exatamente as ações que serão mais benéficas para o cliente, é possível garantir uma relação duradoura entre cliente-empresa, resultando numa maior eficiência e eficácia das operações.

- Vantagem competitiva: Sendo que obtém ajuda do seu principal público, parte logo em vantagem para o mercado, dado que sabe exatamente como deve atuar.

- Capacidade aprimorada de desenvolver novos produtos e ofertas: Com a cocriação, a sua empresa terá o conhecimento e as habilidades para criar um produto ou serviço exclusivo, com um grande diferencial competitivo, o que lhe permitirá aumentar o sucesso no mercado.

- Menor time-to-market: Dado que o estudo de mercado e levantamento das necessidades do cliente é feito de uma forma automática e imediata, o tempo de resposta é mais curto. Esta estratégia possibilita a empresa de chegar primeiro ao mercado corporativo e estar dotado de mais ferramentas competitivas.

- Maiores lucros: Esta estratégia permite um aumento do desempenho financeiro, conseguindo margens de lucro e vendas mais vantajosas para a empresa.

Adicionalmente, há setores de uma empresa que podem tirar ainda mais proveito da estratégia de cocriação. No setor do Marketing Digital, será vantajoso conseguir identificar as ações e campanhas que podem gerar maior impacto junto do público-alvo e conseguir melhores resultados e, consequentemente, maiores retornos.

Depois desta explicação, do que está à espera para apostar numa estratégia de cocriação? Nós ajudamo-lo a construir esta estratégia, adequada à sua área de negócio, para que consiga retirar os melhores resultados possíveis. Saiba mais ao contactar-nos!