O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou esta semana que o Instagram irá receber uma nova atualização, que promete revolucionar o comportamento de compra online.

E em que é que consiste esta atualização? Pois bem, os utilizadores de Instagram irão poder solicitar um produto à marca, fazer a respetiva compra, o rastreamento da encomenda e colocar questões de acompanhamento, através das mensagens diretas do Instagram.

Esta é uma funcionalidade que atualmente se encontra apenas disponível em “algumas lojas qualificadas” dos EUA, mas que, certamente, em breve irá ser disponibilizada também na Europa.

O objetivo da Meta passa por melhorar a experiência de relação entre os consumidores e as suas marcas preferidas, dando-lhes a possibilidade de comprar os produtos de uma forma rápida, acessível e totalmente segura, através da plataforma de pagamentos da Meta: Meta Pay.

Novidade Instagram - Drible


Será esta uma nova oportunidade de mercado para os pequenos negócios e novas empresas que queiram atuar através do digital?

A verdade é que os pequenos negócios têm agora a oportunidade de prestar um serviço mais próximo e personalizado aos seus clientes, podendo confirmar detalhes da compra e responder a dúvidas dos clientes, apresentar uma solicitação de pagamento com descrição e preço do produto e ainda incitar e receber o pagamento.

Os consumidores têm então mais um meio para estabelecer um relacionamento cada vez mais próximo com as marcas, tudo isto à distância de poucos cliques.

As redes sociais, nomeadamente o Instagram, assumem assim um papel ainda mais preponderante naquilo que é a globalização digital e a relação entre marca e consumidor.

Num mundo totalmente direcionado para o digital e conectado às redes sociais, quem é que não gosta de poder conectar-se com as suas marcas de eleição e comprar os seus respetivos produtos, de um modo rápido e seguro?!

Perante o contexto atual destacamos a importância de as marcas repensarem os seus modelos de negócio e de incluírem a estratégia digital como parte integrante do seu sucesso!