Certamente já ouviu falar da “ABOUT YOU”, quer nas redes sociais quer em publicidade no digital ou na televisão. A marca “ABOUT YOU” ressoou no mercado de repente, cativando a atenção de muitos. Mas, afinal, qual foi a estratégia utilizada?


O que é a ABOUT YOU?

A ABOUT YOU é uma loja online de moda que reúne mais de duas mil marcas de roupa e acessórios numa única plataforma personalizada. Criada na Alemanha em 2018, a ABOUT YOU já expandiu para 25 países, sendo Portugal o mais recente da lista. Tarek Müller, um dos fundadores da marca, garante que a Europa é um espaço de sucesso. Afirma que o objetivo é tornarem-se líderes do mercado, em Portugal, pelo “enorme potencial”.

A ABOUT YOU promete oferecer uma experiência de compra personalizada, onde cada pessoa cria o seu perfil de acordo com as marcas que mais gosta e com os estilos que mais se identifica.

Esta marca destina-se a públicos de várias idades, maioritariamente numa faixa etária entre os 18 e os 45 anos.

A ABOUT YOU tem já domínio português, mas também poderá visitar esta loja online através da Aplicação, disponível para descarregar nas diversas versões do sistema operativo.

A loja online foi lançada oficialmente em Portugal a 26 de outubro, mas foi no dia 25 que um evento em Lisboa reuniu centenas de personalidades.

About You: Influencers


Como foi implementada em Portugal?

A ABOUT YOU apostou numa estratégia de Marketing de Influência para divulgar a marca e todo o seu conceito. As semanas que anteciparam o lançamento foram de suspense nas redes sociais. Durante largos dias, mais de 400 influenciadores, opinion makers, celebridades, profissionais da moda, jornalistas, cantores e atores, instigaram o Instagram com a questão “Who the fuck is about you?”. Esta frase virou trend nas redes sociais, o que deixou todos com a curiosidade aguçada.

Foi exatamente esse o objetivo da nova plataforma online: cativar a atenção do público-alvo, através de influenciadores e personalidades que, por si só, já influenciam através dos seus estilos, roupa e tendências.

Após o lançamento oficial da loja online, a ABOUT YOU tem vindo a apostar numa série de estratégias de marketing que cativam a atenção e, consequentemente, impulsionam as vendas. A grande variedade de produtos com personalização do perfil do cliente é um dos pontos diferenciadores da marca. Assim, é possível conhecer melhor o cliente, os seus gostos e interesses, e proporcionar-lhe uma experiência de compra mais assertiva e adaptada às suas necessidades.

Além disso, os portes e devoluções gratuitos incentivam a compra “despreocupada”. Por exemplo, é comum pensar-se “Se não me servir ou não gostar, eu troco. Não pago mais por isso.”

A juntar à colaboração com marcas e personalidades, a estratégia de comunicação da ABOUT YOU passa ainda pelas campanhas televisivas e de rádio, outdoors e conteúdos digitais.

Embora possa parecer difícil, esta é uma das possíveis estratégias que podem ser desenvolvidas com base no público-alvo representante e de acordo com os objetivos de cada marca. Se está a pensar no lançamento da sua próxima marca, talvez seja melhor equacionar todas estas questões e pedir ajuda a profissionais que possam fazer esse trabalho por si. Veja aqui o nosso portfólio de serviços.

Para além do tempo que poupará, os nossos profissionais têm o conhecimento e a experiência necessária, assim como a facilidade de conseguir contactos de celebridades, influenciadores ou marcas. Se quiser saber mais sobre a estratégia indicada para a sua empresa ou marca, entre em contacto connosco.


Murmurinho em redor da marca. Porquê?

A criação do Buzz em torno da marca, mesmo antes de esta ser lançada, foi uma estratégia de mestre. A ABOUT YOU optou por não revelar a sua área de negócio até ao dia do lançamento. Este clima de suspense aumentou a curiosidade de todos, fazendo com que os smartphones estivessem sintonizados para o dia do lançamento.

Ao ver a frase “Who the fuck is about you” em personalidades ou influenciadores, já estaríamos à espera de algo surpreendente e bombástico, mesmo sem saber do que se tratava. Esta estratégia colocou centenas de pessoas a falar sobre a marca, cativando cada vez mais a atenção dos potenciais clientes.

E agora, deve estar a pensar “Como é que eu poderia fazer o mesmo no meu negócio?” Nós ajudamos! Veja aqui de que forma podemos revolucionar o seu negócio e entre em contacto connosco, sem compromisso!


Vantagens e desvantagens da estratégia de Marketing de Influência?

O Marketing de Influência consiste na colaboração com influenciadores, produtores de conteúdo, marcas ou celebridades que têm um forte poder de influência sobre os seus seguidores.

Todos nós somos influenciados de alguma forma, seja por influenciadores, seja por um amigo ou familiar que recomenda a compra de determinado produto. O mesmo acontece no mundo digital.

Esta colaboração pode traduzir-se em vantagens como:

- Confiança: Quando os influenciadores dão a sua opinião sobre algo, os seguidores tendem a confiar, ainda que não seja ninguém da sua família ou amigo.

- Aumento do alcance: Um influenciador pode alcançar grandes números de pessoas: Pode ir dos 10 mil seguidores (ou menos) aos milhões! Independentemente do influenciador que escolha para trabalhar, é importante que este trabalhe com os mesmos nichos que o seu negócio, para que o público seja o correto.

- Melhora a perceção da marca: Através do marketing de influência, consegue divulgar mais sobre a sua marca, os seus produtos ou serviços.

No entanto, esta estratégia deve ser bem definida. Deve existir um grande trabalho prévio de avaliação dos influenciadores, as suas taxas de interação e de influência, os conteúdos partilhados, etc. Caso contrário, poderá ter várias desvantagens como:

- Gastar dinheiro em vão;

- Falta de credibilidade;

- Falta de confiança;

- Alcance de públicos que não são potenciais clientes.

Antes de investir nesta estratégia, aconselhe-se com profissionais de marketing que têm ferramentas de avaliação, assim como, métodos para garantir que o seu dinheiro é investido da melhor forma. Se precisar de algum aconselhamento ou orçamento, entre em contacto connosco.

Concluindo, a grande origem deste boom da ABOUT YOU está numa estratégia bem definida e planeada em todas as frentes de comunicação.

Será que está a preparar o lançamento da sua marca de forma estratégica? Já pensou nas vantagens de ter um planeamento estratégico do seu negócio? Se calhar, está na altura de o fazer! Entre em contacto connosco para saber mais.

About You: Influencers