Hoje em dia, investir em anúncios na internet deixou de ser uma mera opção, para tornar-se numa necessidade.

O Facebook Ads e o Google Ads são, atualmente, as maiores plataformas de divulgação de anúncios, conhecidas pela capacidade de impulsionar as vendas de qualquer tipo de produto ou serviço.

Na hora de criar os anúncios, é normal surgirem dúvidas como “devo investir em ambas as plataformas?” ou “quais as diferenças entre o google e o facebook ads?”. A verdade é que as vantagens e o propósito de investir em cada uma destas plataformas são distintos e variam dependendo do objetivo definido.

Mas deverei usar uma das plataforma em detrimento da outra? Na verdade, na hora de escolher entre Facebook e Google para anunciar, é preciso estar a par de como cada uma funciona e entender as suas diferenças:

Facebook Ads

É uma ferramenta de marketing que permite criar campanhas e anúncios dentro da própria rede social, o que faz com que a marca alcance um maior número de pessoas.

A maior vantagem de anunciar através desta plataforma, é poder selecionar com bastante precisão o público-alvo que se deseja atingir, através da localidade, idade, estado civil, profissão, interesses pessoais, entre muitos outros. Além disso, é possível realizar testes com os diferentes anúncios e analisar os resultados, a partir de relatórios detalhados, duplicando assim as melhores e mais rentáveis estratégias.

Sabia que, por exemplo, pode importar uma base de dados para o gestor de anúncios e direcionar anúncios para um público personalizado? Ou criar anúncio específico para gerar leads, sem com que as pessoas saem do facebook?

Aumentar as interações (gostos, comentários, partilhas) nas publicações, promover a página e encaminhar utilizadores para o website, são os 3 objetivos mais requisitados no Facebook Ads.

Google Ads

Como não é novidade para ninguém, o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, sendo também a plataforma nº1 de anúncios. Ou seja, investir no Google Ads é essencial para marcas que pretendam aumentar a visibilidade e notoriedade, sendo sempre fundamental definir os objetivos desse investimento.

Mas afinal, como funciona o Google Ads? É bastante simples de entender! Quando um utilizador faz uma pesquisa no Google, recebe uma lista dos resultados mais relevantes. As marcas com anúncios irão aparecer no topo dessa pesquisa, que é o lugar que mais recebe cliques.

“Quando o valor do anúncio é mais elevado, aparece no topo?” é uma pergunta bastante frequente. A verdade é que é a Google que decide quais os anúncios a apresentar e a respetiva posição, através de um leilão e tendo em conta 6 diferentes fatores, como a qualidade do anúncio e da página de destino, o contexto da pesquisa de cada utilizador, o impacto esperado da extensão do anúncio, entre outros.

A rede de pesquisa, a rede de display e o remarketing, são os 3 formatos principais de anúncios disponibilizados pelo Google Ads.

Mas afinal, em qual das plataformas devo investir?

Como já referimos anteriormente, a escolha depende maioritariamente dos objetivos que a marca pretende atingir e, portanto, é crucial defini-los e atuar consoante os mesmos.

Tanto o Facebook Ads como o Google Ads possuem pontos fortes e pontos fracos. A melhor e mais completa opção é investir em ambas as ferramentas, de forma a ter uma maior abrangência e garantir uma boa presença online. Assim, é possível saber qual a melhor plataforma para investir, através de relatórios detalhados que permitem comparar os valores e perceber qual das ferramentas foi mais rentável.

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