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Case Study: Vendas em e-commerce aumentam na Black Friday.

Case Study: Vendas em e-commerce aumentam na Black Friday.

27 de Novembro de 2020, a data que ficará para a história, como a segunda do ano com o maior número de transações no online: 12,59 milhões, sendo registadas 312 por segundo!

Analisados os dados da última Black Friday, sabemos que foi atingido um recorde de vendas no e-commerce. Por outro lado, houve uma diminuição no valor das transações em loja física, comparativamente com o ano anterior, com quedas de cerca de 14%. Setores como moda, acessórios, perfumaria e cosmética foram alguns dos vencedores no que toca a compras online nesta data. 

A verdade é que os websites e-commerce são cada vez mais requisitados por parte dos consumidores. Esta é uma tendência que se tem vindo a verificar nos últimos meses, de forma a evitar ajuntamentos nas lojas físicas ou mesmo as restrições de circulação impostas.

Mas se acha que estes valores se devem apenas à aplicação de elevados descontos, saiba que pode estar redondamente enganado! Parte destes resultados se devem a uma estratégia de marketing/vendas implementada ao longo de todo o ano, que incluíram uma comunicação consistente, modelada pelo funil de marketing que pretendeu chamar à atenção, provocar o interesse, despertar o desejo para que a ação de compra fosse possível. 

Mesmo com valores de investimento reduzidos as marcas obtiveram excelentes resultados. Prova disso são alguns dos clientes onde aplicamos uma estratégia de anúncios FB para estas datas. 

  • Podemos utilizar como exemplo de sucesso na Black Friday a Elisabeth Moments, uma marca de moda feminina, posicionada no segmento de luxo. Esta aplicou descontos de 70% no website e ofereceu os portes de envio. Os valores positivos foram bastante evidentes, pois houve um aumento de vendas de 250% e uma subida de 271,82% no valor das vendas. Já o CPA (custo por aquisição) diminuiu 52,40%, tal como desejado.
  • Da mesma forma, no Website da Oficina do Doce, regista-se uma subida de vendas, após os descontos alcançaram os 40%, um valor que não ficou indiferente aos amantes da doçaria tradicional portuguesa. Comparativamente, por exemplo, com a campanha de Halloween, houve uma subida no número de cliques no anúncio (42,71%). As vendas aumentaram 80%  e os valores das vendas 39%, como seria de esperar. Felizmente, os valores do CPC (custo por clique) e do CPA diminuíram 42% e 48%.
  • Por fim, a WestMister não foi exceção quando se fala em sucesso de vendas na Black Friday, atingindo um aumento de 260,19% nos cliques, 100% nas vendas e 69,75% no valor das vendas. Mais uma vez, os valores do CPC e do CPA diminuíram (64,18% e 36,31%, respetivamente).

  

Estes valores são o resultado da implementação de uma estratégia bem desenvolvida.

Esta data é considerada um grande desafio para os vendedores, pois é necessário definir e implementar estratégias capazes de atingir os melhores resultados, para que as vendas disparem e sejam um verdadeiro sucesso. 

AS VANTAGEM DE UM WEBSITE E-COMMERCE

A verdade é que a internet faz, cada vez mais, parte da nossa rotina. Assim, trabalhar com vendas online tornou-se uma necessidade prioritária, devido às suas vantagens acrescidas:

  • Aberto 24 horas, o que permite ao utilizador fazer compras quando deseja;
  • O cliente não se sente pressionado a comprar um produto ou serviço;
  • Provavelmente a concorrência também marca presença no online;
  • Permite ao cliente receber a encomenda onde deseja, sem sair de casa;
  • É possível analisar as vendas, através de ferramentas de análise de dados;
  • Não há limite de clientes, ao contrário de uma loja física;
  • O investimento é menor do que abrir uma loja física;
  • É possível divulgar as promoções online e encaminhar o cliente diretamente para o website;

Este ano, as promoções não se limitam à Black Friday! A temporada de compras prolonga-se até ao final de Dezembro, com o Natal e os saldos incluídos. Devido às restrições implementadas nas lojas físicas, as compras online têm, a cada dia que passa, uma maior procura por parte dos consumidores.

Sabemos que nesta fase, há uma dificuldade por parte das empresas em alcançarem os resultados pretendidos. Para tal, prontificamo-nos a encontrar a solução ideal para o seu negócio!

Deseja que a sua empresa seja, igualmente, um sucesso de vendas através do website e-commerce? Entre em contacto connosco para mais informações.