fbpx

Skip links

BLACK FRIDAY: Como preparar uma campanha eficaz

BLACK FRIDAY: Como preparar uma campanha eficaz

Já não é novidade que a época da Black Friday é uma verdadeira oportunidade para atrair multidões e gerar um pico nas vendas. Num ano totalmente atípico as marcas estão de olhos postos nesta data e os clientes já anseiam pelos descontos nos seus produtos favoritos.  

Há muito que a Black Friday (este ano em 27 de novembro) deixou de ser uma mera tradição Americana. Várias marcas já a consideram crucial numa estratégia de marketing/vendas. Mas será que o seu negócio está suficientemente preparado para a sexta feira mais negra do ano? 

Com medidas restritivas cada vez mais apertadas a oportunidade no digital aumenta, estimando-se que “as vendas online possam disparar aos níveis do confinamento: na ordem dos 400%!”.

Como preparar uma campanha eficaz:

1- Defina uma oferta

O que vai oferecer aos seus clientes? Vai colocar todos os produtos com um desconto apelativo? Vai selecionar uma série de produtos e aplicar uma percentagem de desconto bem generosa em cada um deles? Vai oferecer algum produto na compra de outro?

O importante é perceber até onde o seu próprio negócio pode ir para chamar a atenção dos potenciais clientes.

2- Crie um cronograma de ação 

Várias marcas não concentram esta campanha apenas na sexta-feira, mas sim, durante uma semana completa (Black Week) ou por mais tempo ainda. Não existe regra, o importante é perceber o equilíbrio certo para o seu negócio. 

Defina então a data da campanha e crie um cronograma com um plano de ação. Por exemplo, pode definir em que data/hora vai começar a falar sobre a Black Friday; onde vai comunicar (redes sociais, google ads?); que informações vai enviar aos atuais clientes; quais os investimentos para anunciar; e a quem vai atribuir cada tarefa dentro da sua equipa.

3- Defina o seu canal de vendas

Não é obrigatório ter um website – e-commerce para conseguir vender na Black Friday. É mesmo provável que este ano se surpreenda com as estratégias para impulsionar as vendas por parte de comerciantes e retalhistas!

Se já costuma usar por exemplo o facebook/instagram como canal de vendas, então aposte nisso mesmo. Reforce o apoio ao cliente por mensagem e tenha as fotos dos produtos e as principais características sempre “à mão” para poder prestar o devido acompanhamento. Lembre-se que cada conversa gerada é uma oportunidade para fechar negócio. Reforce o conteúdo das redes sociais e aposte em anúncios!

Se o negócio já estiver mais avançado e o seu canal de vendas for mesmo o website então defina alguns passos:

Prepare-se para receber mais visitas: A Black Friday também corresponde a um aumento significativo de tráfego no website, gerado pela procura acrescida nesta fase. Alguns podem até comprar produtos, outros podem não comprar no momento, porém todos irão deixar rasto no seu website. Um website lento pode mesmo ditar o fracasso da sua campanha. 

Adicione um gatilho de urgência: O gatilho de urgência é umas das técnicas usadas pelo marketing para aumentar a taxa de conversão, e normalmente resulta. Este consiste em fazer com que o cliente leve determinado produto naquele mesmo momento, seja pelo tempo da promoção ou pelo stock reduzido. Adicione gatilhos junto de cada produto. Pode ainda implementar um sistema de countdown com o tempo que falta para terminar a campanha/desconto. 

Reforce o apoio ao cliente (mas se não tiver estrutura pense mesmo em desativá-lo): É necessário ter em conta que com mais tráfego, é provável que seja inundado com questões e dúvidas dos clientes. Uma das técnicas usadas são os live chat em tempo real uma vez que possibilita dar uma resposta rápida. 

Adicione automações: Uma ferramenta que o vai ajudar a poupar tempo e a aumentar as conversões é o marketing automation. Deve ser enviado para: 

  • Recuperação do carrinho- quando o cliente abandona o carrinho sem finalizar a compra;
  • Alerta de wishlist- relembre os seus clientes os produtos que contêm na sua wishlist e que esses produtos acabam de entrar em promoção na Black Friday;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Dica Chave: Crie expectativa mesmo antes da data!

Deve começar a ‘provocar’ os seus clientes o quanto antes, criando uma sensação de urgência e de escassez nas ofertas. Invista em email marketing para reforçar e alimentar as expectativas dos consumidores relativas à data. Nestas alturas, agarre a oportunidade para gerar leads pedindo aos seus clientes que subscrevam a sua newsletter para que possam ser os primeiros a receber as novidades.  Pode ainda oferecer um desconto extra antes da data oficial da campanha para quem já costuma comprar no seu website, enviando uma newsletter exclusiva. Não se esqueça ainda que pode aliar ao email marketing as sms para que os clientes tenham conhecimento da campanha em “primeira mão”.      

 

LUCRE MAIS COM A BLACK FRIDAY 

Para conseguir obter ainda melhores resultados na Black Friday alie à sua campanha:

Criatividade: Não se limite a ser igual a todos os outros, tente marcar a diferença pela sua apresentação. Utilizes maneiras diferentes para divulgar, use títulos e conteúdos atrativos e faça as suas ofertas de forma criativa. 

Tenha uma comunicação 360º : Integre estrategicamente todos os canais- vendas, comunicação e logística. 

Valorize os seus atuais clientes: Incentive e reative quem já é seu cliente para que eles comprem. A black Friday não serve apenas para atrair novos clientes. 

 

Falta pouco mais de uma semana para a tão aguardada Black Friday! Não desperdice uma oportunidade de vender mais. Se ainda não definiu a sua estratégia ou precisa de apoio na sua implementação saiba que podemos ajudá-lo a planear e delinear os pontos fundamentais para que esta ação seja eficaz. 

 

Se precisas de ajuda para definir e implementar uma estratégia, entra em contacto connosco!