fbpx

Skip links

Linkedin: Saiba como melhorar a sua presença profissional em apenas 6 passos

Linkedin: Saiba como melhorar a sua presença profissional em apenas 6 passos

Com mais de 500 milhões de utilizadores, o Linkedin é, atualmente, a maior rede social de profissionais do mundo e a 3ª mais utilizada nas estratégias de comunicação no marketing digital. São valores que não deixam dúvidas relativamente à importância de estar presente nesta rede social.

Esta plataforma foi criada com objetivos exclusivamente empresariais. Posto isto, é muito importante como saber “usar e abusar” do Linkedin, através de uma estratégia bem definida e assertiva.

Tal presença pode ser fundamental para criar credibilidade e notoriedade dentro de qualquer setor empresarial, o que facilita certamente a atração e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

Conheça, de seguida, alguns fatores cruciais para melhorar a sua presença orgânica nesta rede social.

  • Agende 20 minutos por dia apenas para o Linkedin

Talvez a parte mais difícil, mas crucial numa página de sucesso: ser disciplinado e fazer a gestão da rede de forma correta. De forma a não despender de momentos importantes do seu dia, sugerimos que o faça no início da manhã, durante a hora de almoço ou no final do dia.

 

  • Reveja a página principal diariamente

Tal como nas outras redes sociais, no linkedin, por norma, há partilhas para interagir, convites de contacto para aceitar ou recusar, convites para aderir a grupos, mensagens por responder… portanto, é fundamental a sua presença diária nesta plataforma.

 

  • Mantenha o seu perfil de LinkedIn atualizado

A forma mais fácil de ganhar seguidores no LinkedIn é através da partilha de conteúdos que os seus seguidores vão querer ver, gostar, partilhar e comentar. Dessa forma, sugerimos que publique várias vezes por semana, ou até diariamente. As partilhas que fizer vão aparecer na página principal dos seus seguidores e, se estas forem interessantes e relevantes, a probabilidade de estes interagirem e partilharem é maior. Crie conteúdo que permita a conversão através de landing pages, de forma a gerar mais leads para o seu negócio.

 

  • Dedique a sua atenção às páginas de empresas 

Siga as empresas que lhe suscitam interesse e acompanhe as atividades das mesmas. A página de emprego pode ser revista todas as semanas, embora tenha a possibilidade de colocar alertas para empregos na sua área de especialização.

 

  • Interaja em grupos de discussão (estratégicos)

Lance perguntas ou tópicos pertinentes para discussão em grupos, para que possa receber feedback por parte dos utilizadores. A escolha dos grupos onde vai começar a discussão tem de ser assertiva e inteligente. Pode também responder a perguntas ou desafios, de forma a reforçar a sua presença na plataforma.

 

  • Trabalhe a sua rede de contactos atual

É muito importante dar valor aos seus contactos atuais, através do estabelecimento de ligações. Envie mensagens com frequência para os membros da sua rede, desde atualizações da sua atividade profissional, a solicitações, recomendações, entre outros. Todas as semanas, estabeleça 2 / 3 contactos com utilizadores que não tenha interagido há três meses.

 

Mas afinal, como é que pode encontrar novos contactos?

É muito simples! Da forma tradicional, através das pesquisas simples e avançadas pelo nome da pessoa, área de negócio, localidade, entre outros. Através das pesquisas em grupos de especialidade e das redes de contactos da sua própria página.

Após encontrar um perfil que lhe pareça ideal para a sua rede, envie uma mensagem inicial, demonstrando interesse pela empresa ou produtos/serviços. Não tente vender no primeiro contacto. De seguida, faça um convite personalizado ao indivíduo, apresentando as razões para o ter enviado. 

Mas atenção, não exagere nos convites. Se começarem a ser rejeitados com muita frequência, o linkedin cancela-lhe a possibilidade de convidar pessoas.

 

Conheça alguns dos erros mais comuns que deve evitar ao máximo

  • Um erro clássico no Linkedin: utilizar uma fotografia de perfil inadequada ou pior, não usar nenhuma. Usar uma imagem formal, atual e em que pode ser facilmente reconhecido aumenta até nove vezes os convites de conexão. 
  • Definir mal o título do seu perfil. Este tem como objetivo definir o tipo de profissional que você é, em poucas palavras.
  • Publicar conteúdo irrelevante. O linkedIn é a plataforma ideal onde pode e deve mostrar o seu conhecimento na sua área de trabalho. Como fazer isso? Através da partilha de conteúdo interessante. 
  • Não interagir. Tal como no facebook, instagram e outras redes sociais, é fundamental criar interação, através da partilha, novos contactos e mensagens.

 

Agora que conhece as principais dicas para melhorar a sua presença no Linkedin, é hora de começar a pô-las em prática, investindo o seu tempo nesta plataforma e aproveitando os benefícios que pode trazer para o seu negócio.

Apesar de manter um perfil profissional apelativo não nos podemos esquecer da importância de uma company page no Linkedin

As páginas de empresas permitem reforçar a presença da marca através da apresentação de produtos/ serviços, oferta de emprego e recomendações, transmitindo uma ideia de credibilidade do ponto de vista do público. Caso esteja interessado nos nossos serviços de gestão de redes sociais, não hesite em entrar em contacto connosco.