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Instagram vai remover os gostos? Tudo o que precisa de saber!

Instagram vai remover os gostos? Tudo o que precisa de saber!

O Instagram está neste momento a testar a ocultação de likes em todas as publicações em alguns perfis. Apesar de Portugal não ser um dos países selecionados para o teste, a discussão já foi levantada e as dúvidas começam a surgir de forma rápida.

1- Fim da visualização de likes: Teste

Adeus likes! Olá conteúdo relevante!

O Instagram anunciou recentemente que chegou a vez dos utilizadores do Brasil não conseguirem ver o número de gostos, nem o número de visualizações de vídeo das publicações feitas por outros perfis. Sim, a ferramenta de interação mais popular do mundo não será removida, apenas a contagem será oculta para os seus seguidores. Ainda assim, cada perfil continuará a ter acesso a esta informação.

O teste teve início no Canadá há alguns meses, mas atualmente fala-se num total de sete países onde se realizaram ou se irão realizar o mesmo teste, são eles:

  • Austrália
  • Brasil
  • Canadá
  • Irlanda
  • Itália
  • Japão
  • Nova Zelândia

A mudança, contudo, poderá não ser definitiva.

2- Qual é o objetivo desta decisão?

Mia Garlick, diretora de política do Facebook Austrália e Nova Zelândia, disse que:

“Esperamos que este teste remova a pressão de quantos gostos uma publicação irá receber, para que as pessoas se foquem em partilhar coisas que gostam”

Adam Mosseri, um dos chefes do Instagram, disse:

“Queremos que as pessoas se preocupem menos com o número de gostos que recebem e passem mais tempo a connectar-se com as pessoas que gostam.”

As redes sociais têm sido bastante associadas a problemas de autoestima dos jovens. Talvez esta seja uma das formas de combater as críticas à plataforma e torná-la menos “pressionante” para os utilizadores.

3- O que é que isso significa para si, enquanto criador de conteúdo?

Se usa o Instagram para o seu negócio esta mudança (caso aplicada mundialmente) terá certamente algumas consequências.

Em termos de publicações, não se deveria preocupar. O objetivo primordial passa a ser exclusivamente focado na criação de conteúdo relevante. Isto significa que as pessoas irão continuarão a interagir com as suas publicações, quer estas mostrem likes ou não.

Por outro lado, deixaremos de ver certamente marcas e perfis pessoais a preocuparem-se em replicar conteúdo por considerarem que é bom apenas pelo número de gostos obtidos.

Isso torna a experiência de utilização da plataforma muito mais atrativa!

Claro que seria ótimo ter visível para outros utilizadores a interação que conseguiu obter com a sua audiência, principalmente quando os resultados ultrapassam o expectável. Teria prova social a jogar a seu favor!

Mas lembre-se, como gestor de uma marca, o seu objetivo são as vendas e não o número de gostos nas publicações! Muitas das vezes, os gostos não passam de uma métrica de vaidade.

4- O desafio dos influenciadores

Sabemos que o número de followers por si só não é suficiente para validar o poder de influência de uma pessoa/perfil. Muitas empresas baseiam-se no número de likes nas publicações para avaliar o poder do influenciador, abordando-o para possíveis parcerias a partir desses dados.

É certo que o número de likes nas publicações permitem medir a popularidade em tempo real de um influenciador, facilitando a pesquisa por parte das marcas.
Ao não ser possível conseguir ver os gostos nas publicações torna-se mais difícil avaliar influenciadores.

Ainda assim os comentários assumirão certamente um papel ainda mais relevante no que toca à análise do poder de influência de um perfil. Mais uma oportunidade para os influenciadores aumentarem o diálogo com os seus seguidores.

5- Qual é a solução?

Apesar deste teste não estar previsto para Portugal, é importante começarmos a repensar a forma como nos comportamos no Instagram e nas redes sociais em geral.

  • Analise o público-alvo da sua marca e os seguidores da sua página/perfil;
  • Reflita sobre o tipo de conteúdo que lhes oferece e meça a sua relevância/interesse;
  • Não se foque apenas em vendas, com apenas a publicação de produtos;
  • Aborde temas do dia a dia que poderão suscitar interesse;
  • Ofereça informação relevante sobre a utilização dos seus produtos/serviços;
  • Envolva-se em causas;
  • Conte-lhes a sua história!

Se quer definir e implementar uma estratégia de marketing no Instagram pode entrar em contacto connosco.

Estamos aqui para o ajudar!