fbpx

Skip links

Comprar Seguidores no Instagram: Vale a Pena?

Comprar Seguidores no Instagram: Vale a Pena?

A sua página de Instagram tem poucos seguidores, não há engagement, os seguidores não estão a responder aos seus conteúdos e pretende tomar medidas em relação a isso.

Será que comprar seguidores é a melhor solução?

Gostos, seguidores, comentários e tudo mais que possa pensar está à venda online e através de uma rápida pesquisa encontra várias ofertas.

Se pensarmos bem, já nos aconteceu a todos seguir perfis de Instagram pelo número de seguidores que estes nos apresentam.

O que normalmente assumimos:

Quanto mais seguidores, mais credível e melhor conteúdo terá a página.

Por essa mesma razão, queremos ter o maior número possível de seguidores no nosso perfil para que aqueles que passam pela primeira vez no nosso perfil nos vejam de forma credível e cliquem no tão famoso “seguir”.

Agora:

Nem todos os perfis que vemos com milhares de seguidores jogam de forma honesta, muitos deles escolhem o caminho mais fácil, metade dos seguidores são comprados e por isso, de um dia para outro as suas contas disparam para os milhares de seguidores. Celebridades, marcas, políticos e pessoas comuns já o fizeram.

 

Comprar uns milhares de seguidores não é assim tão caro e a maior parte das pessoas fazem-no para dar um pontapé de partida à sua marca/negócio e encorajar outras pessoas a seguir o perfil.

Mas será que nos interessa ter seguidores comprados? O que a minha marca beneficia exatamente com isso?

Primeiro: Como funciona a compra de seguidores

Para comprar seguidores, existem inúmeras ferramentas disponíveis. No fundo o que essas ferramentas fazem é associar a sua conta ao serviço, e após pagamento fazem a sua audiência crescer.
Por norma, essas ferramentas são relativamente baratas e por essa razão não se podem exigir milagres digitais. Na maioria dos casos isso traduz-se em bots e contas fantasmas (ou contas inativas que passaram a ser governadas por bots).

O que realmente acontece se comprarmos seguidores?

Se realmente se decidir a fazer esta compra, o que acontecerá no seu Instagram será uma mistura de perfis falsos: contas sem publicações, contas que apelam à pornografia, contas com poucos ou nenhuns seguidores.

Resumindo, não há engagement, a palavra do seu negócio não é espalhada e a suas publicações continuam esquecidas.

A única vantagem aqui é o número de seguidores disparar. Ao mesmo tempo, este tipo de audiência não é, de todo,a aconselhável para a sua marca se associar.

Estas ferramentas conseguem enganar o algoritmo do Instagram?

Resposta curta: Não.

Os 3 principais fatores do algoritmo do Instagram são os seguintes:

1. Relação

O algoritmo do Instagram prioriza conteúdo de contas com as quais os utilizadores interagem bastantes vezes. Se comenta nas fotos de certas contas, envia mensagens e identifica-as em publicações, o Instagram assume que você gosta do conteúdo dessa conta e, irá mostrar o seu conteúdo mais vezes. Desta forma, o Instagram afirma que os utilizadores veem 90% das publicações de “amigos e família”.

2. Interesse

O algoritmo também prevê que publicações são importantes para si de acordo com o seu comportamento anterior. Por exemplo, se interage bastante com fotos de animais, é provável que esse conteúdo apareça no topo do seu feed.

3. Recência (Conteúdos atuais)

Isto significa que o Instagram mostra primeiro novas publicações.

Sim, é verdade que estas ferramentas podem manipular o algoritmo para o beneficiar em alguns destes fatores.
Mas a verdade é a seguinte…
Nunca serão resultados a longo prazo!

Porque não deve associar a sua marca a este tipo ferramentas?

Se o Instagram descobre que comprou likes, seguidores, ou o que seja, estes serão removidos. Se for “apanhado” repetidamente, pode ficar com a sua conta banida.

 

 

Por fim, independentemente de quantos seguidores falsos ou gostos tiver, isso não são vendas. O objetivo é ter seguidores que tenham interesse em comprar o seu produto ou serviço, ou mesmo visitar o seu espaço.

Nunca é demais referir:
Ter a sua marca associada a este tipo de audiência só prejudica a sua imagem e a confiança que os consumidores tinham nela .

Suponha que iria colaborar com uma outra marca ou até mesmo um influenciador e descobre que metade dos seguidores são falsos, será que iria continuar a colaborar com eles? Claro que não.

Fundo da questão:
É mais importante e valioso para o seu negócio ter 1000 seguidores fantasmas ou 100 seguidores que realmente interagem com a sua marca e o seu perfil?

Deixamos uma dica infalível para fazer crescer organicamente no Instagram:

Conhecer bem a sua audiência, interagir com ela e partilhar bom conteúdo são os passos fundamentais para boa uma estratégia de marketing no Instagram.

Outra parte muito importante, para que outros utilizadores possam parar no nosso perfil, é o uso de hashtags. Se utilizarmos hashtags relacionados com o conteúdo que partilhamos será mais fácil para alguém que esteja interessado nesse tipo de conteúdo nos encontrar e dessa forma converter em seguidores.

 

Agora que já esclarecemos as suas dúvidas, tenciona ou não comprar seguidores?

Se necessita de implementar uma estratégia de social media para o seu negócio poderá sempre entrar em contacto connosco. Estamos aqui para ajudar!