fbpx

Skip links

Como as Redes Sociais fizeram crescer o negócio: Case Study

Como as Redes Sociais fizeram crescer o negócio: Case Study

Sobre o Restaurante Marco

Fundado em Abril de 1996 em Vila Nova de Famalicão, pelas mãos de Avelino Cerqueira, Naciolinda Cerqueira e Bernardo Marques, fruto do know-how adquirido anteriormente na área da restauração e da ambição por um negócio próprio.

O core do negócio sempre foi a Francesinha. Produto com o qual se tornaram conhecidos, devido à qualidade dos produtos utilizados e ao molho que a acompanha.

Com o passar dos anos o restaurante foi crescendo. O logotipo foi criado, a marca foi registada, foram sendo realizadas obras de melhoria de espaço e a grande maior parte das Francesinhas foi registada.

Ainda hoje o Restaurante Marco fica localizado nas mesmas instalações em que abriu, em Brufe, sendo o resultado de muitas horas de trabalho, dedicação e persistência por parte dos fundadores.

Desafio

A crise financeira que o país atravessou entre 2008 e 2015, também se refletiu no negócio, agravada pela necessidade de reestruturação da equipa. Foi necessária uma boa gestão de recursos para manter o negócio ativo, garantindo sempre a qualidade do serviço. Daí surgiu a necessidade ​de criar uma estratégia de marketing para potenciar a marca no mercado, que até então, era feita de forma irregular e pouco profissional.

Através de outros trabalhos realizados para diversos clientes, o Restaurante Marco chegou até à DRIBLE para estabelecermos uma parceria.

Solução

O primeiro passo foi conhecer o mercado de atuação do Restaurante Marco, fazer um levantamento de dados e definir uma estratégia de marketing que fosse realmente capaz de alavancar o negócio.

Começamos então por realizar um rebranding à marca e alterar todos os materiais de comunicação existentes. Aliamos uma estratégia digital e offline, comunicando de forma regular.

O ponto relevante desta estratégia foi sem dúvida a atualização da página de Facebook e Instagram (com foco no Instagram Stories) do Restaurante Marco, que trouxeram resultados visíveis. A partilha de conteúdos tornou-se regular, sendo definida uma linha que trouxe consistência à marca.

Foi também desenvolvida uma estratégia de criação de passatempos, tendo em conta as personas do Restaurante Marco, previamente definidas, que trouxeram engagement à página essencialmente de forma orgânica.

O investimento em anúncios serviu ainda de suporte à divulgação e aumento de notoriedade do Restaurante e do seu produto core – a Francesinha, alargando assim o perímetro de residência dos clientes.

A introdução de um produto-chave com edição limitada, sugerido pela DRIBLE, foi o fator de destaque necessário para alavancar a marca. Neste caso, “A TOSCA” – uma recuperação da receita original da Francesinha, criada em 1952, feita em pão de bijou.

Resultados

A partir da implementação da estratégia de redes sociais, em Dezembro de 2017, e devido ao registo diário de dados, o Restaurante Marco percebeu que houve um aumento de clientes bastante significativo.

Só no mês de dezembro de 2018, um ano depois do início da estratégia, houve um incremento de 880 clientes, com um ticket médio de 12€ por pessoa. Um diferencial de 10.560€, que, apenas com os resultados de um mês, cobriu na totalidade o investimento com a implementação da estratégia de redes sociais anual realizada pela DRIBLE.

Resultados esses que só foram possíveis de medir e analisar, graças ao empenho e ótima gestão por parte dos responsáveis do Restaurante Marco, que desde o início da parceria com a DRIBLE, se disponibilizaram a fazer o registo de visitas e ticket médio diário.

A página de Facebook, por exemplo, conquistou em média cerca de 55 seguidores mensais, com uma média de 100 participantes por passatempo. Dados animadores na avaliação de resultados da estratégia de redes sociais utilizada.

Para além da estratégia de redes sociais a decorrer, não foram efetuadas quaisquer obras, nem existiu quaisquer alterações ao serviço prestado aos clientes. Na mesma altura, abriu uma nova casa de Francesinhas em Vila Nova de Famalicão. Facto que não abalou o sucesso do Restaurante Marco, que conseguiu ser alavancado através do conjunto de ações implementadas.

Dado ao sucesso da estratégia de redes sociais implementada durante o último ano, o Restaurante Marco prevê a alteração das instalações, melhorando o conforto de todos os clientes, com a promessa que a Francesinha do Marco poderá chegar a outras cidades.

E o seu negócio, ainda não tem uma estratégia de redes sociais implementada?

Podemos ser a solução, contacte-nos!