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Dê um passo em frente no seu negócio: Crie um Plano de Marketing.

Dê um passo em frente no seu negócio: Crie um Plano de Marketing.

O Marketing Digital tornou-se, em 2020, o grande aliado de muitas empresas! A partir de um Plano de Marketing bem definido, é possível aumentar as vendas, criar ou melhorar a relação e comunicação com os consumidores e até mesmo expandir a presença de uma empresa num mercado cada vez mais competitivo.

Face à situação atual do nosso país, esse plano tornou-se fundamental na gestão de qualquer negócio. Trata-se de um relatório que descreve as estratégias e ações a implementar, para que os objetivos sejam cumpridos de forma eficiente.

Começou agora mesmo um novo ano! É hora de começar a pensar nas melhores estratégias de Marketing para que o seu negócio enfrente, de forma positiva, o ano de 2021. 

Confira algumas das nossas dicas de como criar um Plano de Marketing, de forma assertiva, prática e eficaz.

 

1. Analise a situação atual da empresa

Comece por fazer uma análise do marketing digital do seu negócio. Isso irá permitir que identifique quais os pontos fortes e fracos da sua estratégia online, quais as ações digitais que resultam melhor e que obtêm resultados mais promissores, quais os canais digitais em que deve reforçar a sua presença, qual o posicionamento dos concorrentes no meio, entre outros.

Sugerimos que, para uma melhor análise da sua empresa, responda a algumas questões, como:

  • Qual a rede social que compensa mais investir o seu orçamento?
  • O processo de vendas está bem definido?
  • Os objetivos estão a ser alcançados?
  • Quais são os principais concorrentes e de que forma se destacam no meio digital?
  • O público-alvo está bem definido?

 

2. Identifique os objetivos e metas de marketing

É fundamental definir objetivos e metas, tanto a nível de volume de vendas, como lucro para a empresa. Estes objetivos devem ser sempre realistas e indicarem um prazo de concretização, pois só assim saberá se a estratégia que definiu resulta ou não. 

Conheça alguns exemplos de metas e objetivos comuns e que pode definir, tendo em conta os diferentes valores que tenham sentido definir para a sua empresa:

  • Aumentar as vendas em 20% no prazo de 2 meses;
  • Gerar 40% mais leads através da divulgação da landing page;
  • Ganhar 500 seguidores nas redes sociais no prazo de 1 mês;
  • Receber mais 20% de chamadas telefónicas semanalmente. 

 

3. Reformule as estratégias de Marketing

Após a análise do marketing digital da sua empresa e da definição dos objetivos a cumprir, é hora de por mãos à obra. Verifique quais as estratégias de marketing que não podem faltar no seu plano para que as metas que determinou sejam alcançadas. Tenha em atenção os seguintes fatores:

  • Persona (perfil de cliente ideal) – com novos hábitos de consumo, é necessário redefinir o público-alvo do seu negócio;
  • Posicionamento – saiba como a sua marca se deve posicionar no mercado, face à concorrência;
  • Canais de comunicação – redes sociais, e-mail marketing, sms marketing… em que canais faz sentido o seu negócio estar presente?
  • Conteúdos – personalize o conteúdo de acordo com as necessidades do seu público;
  • Campanhas – defina antecipadamente as campanhas que pretende fazer durante este ano. Tenha em atenção as datas festivas, a época dos descontos e a black friday.

 

4. Crie um Plano de Ação de Marketing Digital

Finalmente, o último passo é criar o plano de ação. Comece por descrever todas as ações que serão realizadas e os respetivos meios digitais a utilizar em cada uma, de forma a atingir todos os objetivos. Inclua o prazo de início e fim de cada uma das estratégias, bem como o funcionário responsável por cada uma delas. 

De forma a simplificar e ajudar na criação e realização do plano de Marketing, sugerimos o uso de facilitadores de comunicação, softwares e plataformas, que poderão fazer toda a diferença na sua empresa, tanto a nível de organização interna entre os colaboradores como na realização das ações

 

O Plano de Marketing deve ser um processo contínuo de planeamento, execução das estratégias, análise de resultados e implementação de melhorias.

Relembre-se que o Mundo está em constante mudança, ou seja, o que no passado tinha sentido partilhar com os seus consumidores, hoje em dia pode já não ter. Reveja e atualize com frequência o Plano de Marketing da sua empresa.

Se precisar de ajuda para definir e implementar um Plano de Marketing para 2021, entre em contacto connosco!