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Customer First: A estratégia de Marketing que deve priorizar

Customer First: A estratégia de Marketing que deve priorizar

O covid-19 veio realçar uma nova tipologia de consumidores: mais exigentes, impacientes, hiperconectados, proativos (e não reativos), que alteram rapidamente a jornada de compra e procuram soluções imediatas aos seus problemas.

Perante isto as empresas precisam de reorganizar o seu foco para conseguir ultrapassar este momento de incertezas que a pandemia trouxe. O Customer First Marketing, como o próprio nome diz, é o marketing que coloca os clientes em primeiro lugar. Este passa por ser uma estratégia pensada e organizada de modo a priorizar o cliente em vez da organização, levando a uma mudança da estratégia de marketing tradicional.

É fundamental que os consumidores estejam no centro da estratégia, devendo ser 100% digital, personalizada e incluir uma segmentação correta do target.  Neste sentido, o foco passa para as necessidades do clientes ao invés das necessidades da empresa.

Assim, os clientes deixaram de ser cativos a serem capacitados e, neste sentido, já não procuram um negócio mas sim soluções. 

O que significa priorizar o cliente?

Um primeiro passo deve passar por reconstruir a sua organização em torno de um foco único no cliente e como ter um impacto positivo na vida dele. É possível, também, obter mais feedback e usá-lo para informar as suas ações de negócio e, com isto, descobrir, atender e compreender as necessidades dos seus clientes com antecedência e com frequência. Uma prioridade importante que deve ser uma iniciativa por partes das empresas é a recolha de insights do cliente .

Como pode apresentar à sua equipa o Customer First Marketing?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, assumir o marketing que coloca o cliente em primeiro lugar é importante. Por isso se está a pensar reorganizar a sua estratégia de marketing lembre-se que é importante manter toda a equipa envolvida com as necessidades do cliente. Para além disso é necessário reforçar o suporte ao cliente, de forma a prestar um atendimento rápido. 

 

Diferença de perguntas do Marketing Tradicional vs Customer First Marketing

Marketing Tradicional:

  • Para quem podemos vender os nossos produtos?
  • Como podemos convencer as pessoas a comprar?
  • Como podemos convencer a que comprem novamente?

Customer First Marketing

  • Que problemas podemos resolver?
  • Quem tem esses problemas?
  • Como os clientes vão encontrar as nossas soluções

É fundamental entender que os clientes esperam que as suas informações sejam relevantes para resolver os problemas, contando com a sua ajuda para a tomada de decisão.

Então, como fazer o Customer First Marketing?

  1. É fundamental identificar as oportunidades para solucionar os problemas dos seus clientes.
  2. Criar ou alterar conteúdo para preencher falhas onde os seus clientes estão a procurar.
  3. Prepare várias equipas na sua empresa para discutir e considerar as melhores decisões com dados de clientes.

 

Se estiver interessado em investir em marketing digital para a sua empresa, entre em contacto connosco e iremos definir e implementar a melhor estratégia para o seu negócio!