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Como criar uma Estratégia de Marketing 2020 em apenas 4 passos

Como criar uma Estratégia de Marketing 2020 em apenas 4 passos

2019 está a terminar, e para os gestores isso significa que está na altura de planear 2020.

Como é óbvio, sem uma estratégia de marketing definida poderá tornar-se difícil alcançar os resultados pretendidos.

Assim, sendo como qualquer gestor ou profissional de marketing se deve preparar para o início da nova década?

Reunimos 4 passos essenciais para entrar em 2020 com o pé direito!

1- Criar objetivos SMART

A definição de objetivos é essencial para qualquer estratégia. Se não definirmos objetivos, como é que sabemos se a nossa estratégia está a ser eficaz?
A melhor forma de definir objetivos é através da fórmula SMART.

Esta fórmula diz que o teu objetivo deve conter 5 elementos:

  • Ser específico
  • Ser mensurável
  • Ser alcançável
  • Ser relevante
  • Conter um prazo determinado

Por exemplo, não chega dizer apenas:

“Em 2020 quero fechar mais clientes” / “Em 2020 quero colocar mais conteúdo nas redes sociais”/ “Em 2020 quero mais visitantes ao meu website”

Se convertermos estes objetivos em objetivos SMART, eles seriam assim:

“Em 2020 quero fechar 50 clientes por mês”
“Em 2020 quero criar 4 publicações por mês no Facebook, 6 no Instagram e 8 Instagram stories”
“Em 2020 quero aumentar o número de visitantes no meu website em 15%, mensalmente”

Porquê é que estes objetivos são SMART?

Vamos analisar um destes objetivos para perceber o que o torna um objetivo SMART.

“Em 2020 quero fechar 50 clientes por mês”

Específico: Fechar 50 clientes por mês
Mensurável: O número torna o objetivo mensurável
Alcançável: Digamos que o teu negócio tem crescido numa média de 30%, e que em 2019 fechaste 40 clientes por mês. Em 2020 estarias a definir um crescimento de 25%, um objetivo alcançável.
Relevante: O número de negócios fechados por mês influencia a receita do negócio ao final do mês
Prazo determinado: Neste caso, a performance é avaliada mensalmente

2 – Definir um orçamento de marketing

Depois de estabelecer os objetivos SMART, é necessário um orçamento de marketing.
Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, torna-se essencial investir em marketing para conseguir crescer e destacar o negócio.

Mas como definir um orçamento de marketing?

A estratégia de marketing deve ir ao encontro dos objetivos SMART.
Continuando com o exemplo de:
“Em 2020 quero fechar 50 clientes por mês”.

Se em 2019, para fechar os 40 clientes por mês, foi necessário investir 800€ por mês em marketing (o que leva a um custo por cliente de 20€), então em 2020 é necessário investir, no mínimo, 1000€ mensalmente para alcançar o objetivo de 50 clientes.

Para além disto, o orçamento também depende da fase em que a empresa se encontra.
Por exemplo, é uma prática comum de empresas que querem crescer rapidamente investir cerca de 20% das sua receita em marketing.
Uma abordagem mais conservadora seria investir cerca de 7-10% da receita em marketing.

3- Definir as métricas a medir

As métricas que serão escolhidas para medir dependem dos objetivos SMART que foram estabelecidos.

 

 

Por exemplo: “Em 2020 quero fechar 50 clientes por mês”

Aqui é importante não só medir o número de clientes fechados, por mês, como também as outras métricas que afetam este número. Neste caso, digamos que se taxa de conversão de lead em cliente é de 15%, para chegar aos 50 negócios fechados, precisaríamos de (mais ou menos) 333 leads por mês.

O número de leads mensal e taxa de conversão de lead em cliente também são 2 métricas importantes de medir. Aumentando uma dessas 2 métricas, iríamos conseguir aumentar o número de clientes mensal.

“Em 2020 quero aumentar o número de visitantes no meu website em 15% mensalmente”

Para este objetivo é importante medir o número de visitantes mas também a origem destes visitantes. Qual a percentagem de visitantes que vêm do Facebook, Instagram, Google, YouTube? Qual é a fonte que está a ser mais rentável, qual é a que pode ser melhorada?

Algumas das métricas importantes a medir em cada canal são os cliques, custo por clique, custo por lead/cliente, e retorno no investimento.

4- Criar um cronograma

Por fim, é necessário criar um cronograma.
Depois de estipulados os objetivos SMART, orçamento e métricas, será necessário incluir toda essa informação num cronograma que permitirá resumir a estratégia e avaliar ações.

Para simplificar criamos um template para poderes definir a estratégia de marketing para 2020, de forma rápida e simples!

Com este ficheiro, podes colocar os teus objetivos SMART, as tarefas associadas a cada um, orçamento e as métricas para avaliar o desempenho.

Clica aqui para fazer o download do template!

O mês de dezembro é bastante ocupado para os gestores, mas não te esqueças de definir uma estratégia para 2020.
O crescimento do teu negócio depende disso.

Se precisas de ajuda para definir e implementar uma estratégia para 2020, entra em contacto connosco!