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4 estratégias para que os negócios recuperem da situação económica [2020]

4 estratégias para que os negócios recuperem da situação económica [2020]

A chegada da covid-19 tem sido um grande desafio para as empresas de diferentes setores, que têm visto os seus negócios prejudicados.

Se está nesta situação veja as 4 dicas que preparamos para si, para que o seu negócio possa recuperar da situação económica rapidamente.

1. Foque-se em aumentar a sua audiência

Antes de tudo, é importante ter em conta os seus clientes e também potenciais clientes. Com espaços ainda encerrados ou a meio gás, procure refletir sobre que canais poderá utilizar para comunicar com eles.

Com uma estratégia de marketing muito bem definida, opte por mostrar que o seu negócio continua ativo e de que forma os clientes poderão “contribuir” nesta fase. Para isso, comece por redefinir (ou definir) a sua persona e implemente estratégias para que a lista de possíveis compradores aumente.

  • Aposte na comunicação online, criando anúncios no Facebook e no Google. Dessa forma, vai criar reconhecimento para o seu negócio e alcançar um maior número de potenciais clientes, orientando os anúncios/campanhas para um público segmentado e no caso do google com uma evidente intenção de compra!

 

anuncio de pesquisa no google

 

  • Pode também optar pelo envio de Newsletters ou SMS, uma ótima estratégia para comunicar com os seus clientes, fortalecendo o relacionamento dos mesmos com a empresa e mantendo uma relação de proximidade.

Obviamente é importante adequar as estratégias, dependendo do tipo de negócio e do mercado em que se encontra.

Por exemplo, um ginásio, para aumentar o número de leads, pode optar por criar um ebook com os melhores exercícios de treino para praticar em casa. Já um restaurante, pode oferecer vouchers de desconto e até oferta de entrada ou sobremesa para quando reabrir ou usar mais tarde.

 

2. Invista no negócio a longo prazo

Com o tempo livre extra, esta é a altura perfeita para trabalhar nas suas estratégias globais e visão a longo prazo.

Por exemplo, no que diz respeito à produção de conteúdo online, é possível criar um calendário de redes sociais com partilhas regulares e assim trabalhar a relação com os clientes.

Outra estratégia é a criação de um blog, que pode resultar de forma individual, ou anexa ao seu website institucional.

Sabe aquele conteúdo que gostava de “falar com os seus clientes” mas nunca teve tempo para escrever? Aqui está uma ótima oportunidade para mostrar à sua comunidade que é especialista dentro de uma ou mais temáticas, que tipo de trabalho desenvolve, que serviços oferece etc. Além disso este conteúdo irá propagar-se no tempo, melhorando ainda o SEO do website/blog.

Planear o futuro do seu negócio permite pequenas mudanças positivas para uma melhoria contínua dos produtos/serviços prestados, trabalhar nos processos, perceber quais as melhores plataformas para utilizar, definir planos estratégicos de comunicação para a empresa, entre outros.

 

3. Criar novos canais de venda

Com toda uma nova realidade atual, muitas empresas tiveram de se adaptar, percebendo agora a importância do digital e a necessidade de criação de novos canais de vendas, para que não estagnassem.

Em tempos de pandemia, os resultados falam por si e no que toca a compras online de produtos e serviços, houve um aumento de 18% por parte dos consumidores (SIBS, 2020).

Nesta fase, os restaurantes optaram por uma comunicação online direcionada para os serviços de take-away e entrega ao domicílio, o que ajudou a dar a conhecer esse tipo de serviços aos clientes, levando-os a fazer pedidos.
Muitas foram as empresas de diferentes setores que optaram por criar uma página específica para vendas online mantendo o negócio ativo.

A Corte Real Boutique optou nesta fase pela criação de um novo ponto de venda, apostando na numa loja online. Assim, os clientes habituais puderam continuar a efetuar as suas compras e conseguiram a angariação de novos clientes, aliando a criação da loja online a uma estratégia de comunicação nas redes sociais e anúncios.

Loja online da Corte-Real

 

No caso dos ginásios e personal trainers, muitos optaram por criar plataformas online onde pudessem disponibilizar os seus treinos para os clientes terem acesso e continuarem com a rotina habitual, como é o que caso do Fitness Up, que criou a UPTV. Com esta estratégia, foi possível prestar aos clientes um serviço de acompanhamento e também angariar novos clientes, que aproveitaram o facto de estarem em casa para mudarem os seus hábitos físicos.

 

4. Procure parcerias estratégicas

Analisar o mercado em que o seu negócio atua é fundamental para aumentar a sua audiência. Pode aproveitar essa análise para descobrir outras empresas com as quais pode fazer uma parceria, de forma a ser vantajoso para ambos os negócios.

Por exemplo, ultimamente é muito frequente ver diretos no Instagram de influencers e personal trainers.

E porquê esta dupla?

Porque as influenciadoras precisam de novos conteúdos para os seus seguidores e os PT’s precisam de público para assistir às suas aulas virtuais. Assim, juntam o útil ao agradável, trabalhando em conjunto.

Outro exemplo de parcerias muito comuns durante a quarentena, foi a de restaurantes com a Uber Eats. Restaurantes estes que nunca tinham sentido a necessidade de trabalhar com este tipo de plataformas e que devido à pandemia foram “obrigados” a fazê-lo, o que foi uma mais valia para o negócio, pois ajudou a rentabilizar.

Me.At Uber Eats

 

As grandes empresas optam por criar parcerias de forma regular, pois estas são uma excelente estratégia de negócio, tanto em tempos bons da economia como em tempos maus.

Alguns exemplos disto são a Apple a Nike que já são parceiros desde 2006.

A Uber e Spotify também trabalham em conjunto desde 2014, duas empresas bastante diferentes mas com um objetivo comum: aumentar o número de clientes.

 

Estas foram algumas estratégias que consideramos fundamentais para que o seu negócio recupere da situação económica que estamos a passar.
Saiba que pode contar com a equipa da Drible para dar um novo rumo ao seu negócio. Entre em contacto connosco!