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Como aumentar as vendas com Inbound Marketing

Como aumentar as vendas com Inbound Marketing

Se está a gerir uma marca ou negócio e pretende fazê-lo crescer, é certo que deve investir em campanhas de marketing. Hoje em dia, a questão não é se “Devo investir ou não em marketing?”, mas sim uma questão de “Em que estratégias devo investir?”.

Neste artigo, iremos mostrar-lhe como atrair clientes através de uma estratégia de Inbound Marketing:

Esta estratégia é bastante conhecida por aumentar a visibilidade, confiança e credibilidade da sua marca e por gerar tráfego e leads de qualidade.

Primeiro:
Antes de começar a praticar Inbound Marketing é importante perceber do que se trata e saber distingui-lo do Outbound Marketing.
Muito resumidamente, no Inbound Marketing as pessoas vão ao encontro da sua marca e no Outbound Marketing a sua marca vai ter com as pessoas.

Inbound Marketing: O que é? (“Pull”)

No Inbound Marketing é o consumidor que vai à sua procura. O que acontece aqui é que ao criar conteúdo relevante, as pessoas pesquisam no Google e encontram a sua marca. Existe aqui uma tentativa que atrair clientes com conteúdo interessante.

No fundo o Inbound Marketing é uma forma de marketing focada em deixar que os consumidores o encontrem.

O Inbound Marketing utiliza processos como: artigos de blog, ebooks, publicações sociais, infográficos, vídeo, SEO, e-mail e newsletters, etc.

Outbound Marketing: O que é? (“Push”)

Aquilo a que chamamos de Outbound Marketing é conhecido por marketing aplicado de uma forma mais convencional.

As tácticas de Outbound são conhecidas por serem interruptivas, querendo isto dizer, como havíamos referido, que é a sua marca que vai ter com os clientes, mesmo que o consumidor não esteja interessado.

O Outbound Marketing utiliza processos como: telemarketing, anúncios em redes sociais, banners/display, email direto (geralmente com listas de clientes compradas), outdoors e mupis, anúncios de televisão e rádio, etc.

A única forma de ter sucesso com outbound marketing é com uma Proposta Única de Valor (PUV), onde comunica uma mensagem diferenciadora e que mostre claro benefício para o cliente em fazer negócio consigo.

Inbound vs Outbound: Qual a melhor estratégia?

Ambas as estratégias podem ser eficazes. No entanto, ambas têm vindo a sofrer de elevada saturação.

A primeira vítima foi, claramente, o Outbound Marketing. Rádio, televisão e outdoors são facilmente ignorados pelos consumidores hoje em dia.
Recentemente, o Inbound Marketing também tem vindo a sofrer do mesmo desafio. Isso é claro com:

  • O aumento constante da concorrência e custos de plataformas Inbound como a pesquisa do Google;
  • A melhoria do conteúdo nos blogs e e-books, o que faz com que escrever algo diferenciador se torne mais difícil;
  • A melhoria do conteúdo partilhado nas redes sociais e plataformas de vídeo, o que faz com que partilhar conteúdo único se torne mais difícil.

Veja, na imagem abaixo, o crescimento anual da receita do Google. Esta é uma empresa que tem grande parte da sua receita ligada à publicidade na sua plataforma. Isto significa que os investimentos na plataforma de anúncios tem crescido todos os anos!

Estamos numa era em que os consumidores se tornaram muito bons a evitar qualquer forma de marketing que não seja do seu interesse. Afinal de contas, qualquer informação que precisem está disponível online.

Mas, não é por isso que deve evitar esta forma de marketing. O Inbound Marketing continua a representar uma grande oportunidade para qualquer negócio.

E isso não significa que deve descartar completamente o Outbound Marketing! Deve sempre testar antes de concluir se funciona ou não.

5 táticas de Inbound Marketing

Com qualquer estratégia de Inbound Marketing, o foco está sempre em ser encontrado pelos clientes. Queremos dar ao consumidor as respostas que está à procura no momento em que precisa delas. Isso constrói confiança, reputação e autoridade no seu setor. Por isso, a sua estratégia irá ser bastante centrada em palavras-chave, pois é assim que as pessoas o irão encontrar. Antes de criar qualquer conteúdo faça a devida pesquisa de palavras-chave para saber se é algo em que as pessoas estão interessadas ou não.

Estas são algumas das táticas que pode começar a implementar já hoje na sua estratégia de Inbound Marketing:

1. Conteúdo em vídeo

A maior plataforma de vídeo do mundo (YouTube) conta, atualmente, com 1.9 mil milhões de utilizadores mensais ativos e 32% de consumidores interagem com vídeos de marcas!
Não existem dúvidas de que as pessoas adoram consumir conteúdo em vídeo. Quase 50% dos utilizadores online procuram vídeos relacionados com o produto ou serviço antes de comprar.

2. Artigos (blog)

Escrever artigos para o seu blog continua a ser uma excelente forma de criar uma relação, construir confiança e educar o consumidor.

3. Podcasts

Os podcasts são a próxima grande tendência. Apesar de em Portugal ainda não serem muito populares, estão em crescimento e são cada vez mais adotados.
Nos EUA, por exemplo, 50% das famílias são fãs de podcasts e 45% dos ouvintes possui um rendimento anual de mais ou menos 66.885€. Isso é um segmento da população com grande poder de compra.
Aproveite para construir a sua reputação neste espaço enquanto ainda não está saturado!

4. SEO

Artigos são importantes mas sem uma estratégia de SEO por trás, os seus conteúdos podem não ser encontrados pelos utilizadores. As estratégias de SEO estão divididas em 2 partes:

SEO “on page”
SEO “off page”

SEO “on page” consiste em otimizar as páginas do seu website em termos de conteúdo e HTML. Já o “off page”, refere-se a tudo o que se passa fora do seu website e impacta o seu ranking nas páginas de resultados. Aqui o maior fator é, provavelmente, backlinks. Os backlinks são links de outros websites a direcionar as pessoas para o seu website.

5. Redes sociais

As redes sociais são um excelente meio para promover os seus artigos / podcasts / vídeos. Pode reaproveitar o conteúdo já criado para as redes sociais.
Por exemplo, sabia que 64% dos consumidores afirma que um dos fatores que influenciou a sua decisão de compra, no último mês, são vídeos de marketing no Facebook?
Para além disso, também deve partilhar conteúdo exclusivo para as redes sociais. Desta forma consegue interagir / criar uma relação com os consumidores e potenciais consumidores.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma excelente forma de chegar aos seus clientes! É uma estratégia económica, que cria relações de confiança e autoridade com os seus consumidores e potenciais consumidores.

No entanto, não se esqueça das estratégias outbound!

Para os melhores resultados, combine estas duas estratégias! Dependendo do seu negócio, uma estratégia pode funcionar melhor que a outra.

Com a saturação de ambas as estratégias torna-se mais difícil de alcançar sucesso. Isto significa que tem de passar mais tempo a definir a sua estratégia e a criar conteúdo de qualidade.

Se necessita de implementar estratégias de outbound ou inbound marketing para o seu negócio pode entrar em contacto connosco.
Estamos aqui para o ajudar!