fbpx

Skip links

As 5 vantanges de um certificado SSL para o seu negócio

As 5 vantanges de um certificado SSL para o seu negócio

Com a evolução da internet e recentes escândalos relacionados com a proteção e utilização de dados dos utilizadores, torna-se crucial oferecer uma boa experiência aos visitantes do seu website.

Parte dessa boa experiência, está ligada à confiança dos visitantes na segurança do seu website. É um dos principais fatores que vai determinar se utilizam o seu produto ou serviço.

Um dos elementos que mais contribui para a segurança de um website e confiança dos utilizadores num negócio é o uso de certificados SSL.

O que é um certificado SSL?

Um certificado SSL protege a comunicação entre o servidor e o visitante do website. Quando instala este certificado, toda a informação torna-se encriptada.

Na seguinte imagem, pode ver um exemplo de um website com certificado SSL. A barra do browser mostra um cadeado e as letras HTTPS.

Agora que sabe o que é um certificado SSL, está na altura de saber como este o pode ajudar.

1. Protege os dados dos seus clientes

Quando os visitantes utilizam dados sensíveis tais como IDs, passwords, número de cartão de débito/crédito, etc, o SSL ajuda a proteger a ligação entre o computador e o servidor onde se encontra o website.
A tecnologia de criptografia dos certificados SSL elimina a habilidade dos hackers de roubar os dados dos seus visitantes.
Isto é crucial para qualquer negócio, pois a segurança é uma das maiores preocupações das pessoas quando visitam websites.

2. Confirma a sua identidade

A segunda principal tarefa deste certificado é a de autenticar um website. A verificação da identidade é um dos aspetos mais importantes no que diz respeito à segurança na web. Esta verificação é realizada por uma autoridade de certificação, que emite os certificados SSL.

Não há quaisquer dúvidas de que o mundo da internet tem várias armadilhas.

Existem bastantes websites que são réplicas quase perfeitas de outros websites, que enganam utilizadores a fornecer os seus dados pessoais.
Isto já aconteceu com empresas como AirBnb.


3. Fica melhor posicionado no Google

Em 2014, o Google alterou o seu algoritmo para que os websites com certificado SSL tenham vantagem nos resultados de pesquisa.
Este estudo, mostra uma relação positiva entre resultados de pesquisa mais elevados e websites com HHTPS.

Fonte: https://backlinko.com/search-engine-ranking

O Google está preocupado com a segurança dos websites e em fornecer uma boa experiência aos seus utilizadores, e sabe da importância dos certificados SSL alcançar esse objetivo.

4. Ajuda-o a cumprir os requisitos PCI DSS

Se tem uma loja online, precisa de cumprir com os requisitos PCI DSS para poder receber pagamentos online. É um padrão de segurança desenvolvido e gerido por uma entidade independente criada pelos principais sistemas de pagamentos internacionais.
A posse de um certificado SSL é um dos requisitos PCI DSS. Sem o SSL, a sua loja online não pode receber qualquer transação.

5. Aumenta a confiança do consumidor

Para além da segurança que fornecem, também são facilmente identificáveis pelos consumidores e criam confiança no seu website.
A confiança num website é uma das maiores preocupações dos consumidores e uma das principais razões para não realizarem determinadas ações online. Com um certificado SSL, está a mostrar ao consumidor que o seu website é seguro.

Um estudo realizado em 2018, pela Blue Corona, mostrou que 84% das pessoas não compram se o website não for seguro.

Para além disso, certos browsers como Google Chrome fornecem avisos de segurança aos utilizadores se o website que estão a visitar não é seguro (não tem certificado SSL).

Quando um possível cliente entra num website e a primeira coisa que vê é que este não é seguro, fica preocupado e com uma má primeira impressão.

Conclusão

Num mundo digital em que as pessoas cada vez mais se preocupam com a segurança, os certificados SSL tornam-se uma necessidade.

As primeiras impressões são importantes, e um website seguro ajuda-o a causar uma primeira boa impressão junto dos seus possíveis clientes.

Se quer ajuda para implementar um certificado SSL, fale connosco!

Estamos aqui para o ajudar.