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8 Tendências de Marketing para 2020 que precisas de saber!

8 Tendências de Marketing para 2020 que precisas de saber!

O novo ano já começou. Provavelmente já definiste um plano de marketing para 2020.

Ainda assim, é importante ter em conta as tendências que afetam o mundo do marketing, atualmente e no futuro próximo.

Conhecer as tendências e saber como utilizá-las, pode ser mesmo aquilo que precisas para começar 2020 um passo à frente.

Por isso, reunimos 8 tendências que deves ter em atenção no início da nova década.

 

 1. Chatbots

O uso de chatbots como Drift tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Aliás, estudos demonstram que:

– Em 2020, os chatbots serão responsáveis por 85% do apoio ao cliente;
– Até 2022, os chatbots irão ajudar as empresas a poupar 8 mil milhões de dólares por ano;
– Para as empresas, os maiores benefícios são: apoio ao cliente 24 horas por dia (64%), respostas instantâneas (55%), e respostas a simples perguntas (55%);

Todavia, o maior crescimento será observado em chatbots nos canais sociais, como é o caso do ManyChat e MobileMonkey!

Estas plataformas usam o Facebook Messenger como o principal meio de comunicação. Cada vez mais clientes utilizam as redes sociais para entrar em contacto com as empresas e, estas soluções que oferecem automação, irão tornar-se cada vez mais populares.

 

 2. Branding

Os negócios alcançam sucesso ao conter uma ou várias vantagens competitivas sobre a concorrência.

Ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais difícil criar uma vantagem competitiva.
Copiar as inovações da concorrência é fácil.
Aliás, é por essa razão que o Snapchat nunca conseguiu ultrapassar o Instagram. Sempre que o Snapchat lançava uma inovação, o Instagram criava algo igual ou superior.

E sendo assim, como te podes diferenciar da concorrência?

Branding!

É por isso que as pessoas continuam a comprar sapatilhas Jordan, mesmo o Michael Jordan tendo-se reformado da NBA há 16 anos.
É por isso que as pessoas escolhem Coca-Cola em vez de Pepsi!

O mesmo se aplica a marcas como Apple, Nike, Ferrari, Tesla, Starbucks, e Gillete.

 

 3. Presença omnicanal

Muitas empresas subiram ao topo ao focar-se apenas num canal de marketing.

Um exemplo bastante conhecido é o da DropBox, que cresceu através do seu programa de referências. Quantos mais amigos convidar, mais espaço tem disponível.

Hoje em dia, bons canais ficam saturados rapidamente. Os canais que funcionam e trazem bons resultados às empresas, rapidamente ficam saturados.

As empresas, para sobreviver e crescer, pararam de procurar “o canal perfeito” e começaram a trabalhar na sua presença omnicanal, de forma progressiva. 

 

 4. Personalização

Atualmente, os consumidores são bombardeados com mensagens de marketing ao ponto de o modo “predefinido” ser o de ignorá-las. O marketing tradicional continua a perder a sua eficácia.

Sendo assim…

Qual é a resposta?

Mensagens de marketing personalizadas.

De acordo com um estudo da Epsilon, 80% dos consumidores afirmam que estão mais predispostos a comprar de uma marca que oferece uma experiência personalizada.

Os melhores exemplos disto são a Amazon e Netflix. Quando vais a um destes websites, eles conhecem os teus padrões de comportamento e fazem recomendações personalizadas. Esta é uma das razões pelas quais estas empresas são líderes de mercado nos seus respetivos campos.

 

 5. Experiência do consumidor

O crescimento do conteúdo online dá cada vez mais poder ao consumidor.

Hoje em dia, os consumidores são independentes e pesquisam tudo o que precisam de saber antes de comprar um produto ou serviço. Eles comparam produtos, preços, e leem opiniões de outros clientes.

O foco, em 2020 e no futuro, passará por fornecer uma excelente experiência ao consumidor para que estes se tornem clientes fidelizados.

Empresas como Starbucks, Amazon, Airbnb, Netflix são excelentes exemplos.

E o que cria uma excelente experiência do consumidor?

  • Eficiência;
  • Conveniência;
  • Personalização;
  • Apoio ao cliente;
  • Pagamento fácil;

 

 6. Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem vindo a crescer nos últimos anos e é cada vez mais dominante nos negócios.
No futuro vai desempenhar um papel crucial no funcionamento das empresas, e já podemos ver vários exemplos disso a acontecer nas grandes multinacionais.

Por exemplo, a Microsoft e Uber utilizam os robots Knightscope K5 para “patrulhar parques de estacionamento e grandes áreas externas para prever e prevenir crimes. Os robots conseguem ler matrículas, relatar atividades suspeitas, e recolher dados para informar os proprietários.”

Estes robots podem ser alugados a um preço inferior do preço de contratar uma pessoa.

De acordo com a Techgrabyte:

A inteligência artificial é a maior oportunidade comercial para as empresas, indústrias, e nações durante as próximas décadas” e “vai aumentar o PIB global até 14% desde agora até 2030”.

 

 7. Realidade Aumentada & Tecnologias Imersivas

Em termos de quota de mercado, os experts preveem que a Realidade Aumentada cresça mais rapidamente que a Realidade Virtual.

A Gartner prevê que até 2022, 70% das empresas tenham experimentado tecnologias imersivas.

As marcas cada vez mais utilizam esta tecnologia para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.

O assistente virtual da Sephora, permite às clientes ver como diferentes cores e formas de maquilhagem ficam na sua cara, sem ter que ir a uma loja fisicamente experimentar.

 

Com o rápido crescimento e popularidade da Realidade Aumentada, iremos ver uma grande quantidade de marcas a adotar esta tecnologia.

 

 8. Pesquisa por voz

De acordo com o Google, cerca de 20% de todas as pesquisas são feitas por voz.

Mesmo que a tua marca ainda não esteja preparada para se promover em smart speakers, é de extrema importância que o teu conteúdo esteja otimizado para pesquisas de voz.

As pessoas que usam a voz para pesquisar, pesquisam de forma diferente. Elas utilizam termos de pesquisa mais longos e conversacionais.

Por isso, tornar o conteúdo conversacional e responder a perguntas diretamente pode ajudar-te a aparecer para mais pesquisas feitas através de voz. Isto tem o benefício adicional de tornar o teu conteúdo mais provável de aparecer na posição 0 do Google.

 

Conclusão

Para qualquer gestor, a mudança faz parte do trabalho e é preciso olhar para o presente e futuro à procura de oportunidades de crescimento.

Saber capitalizar nestas tendências é uma parte importante do crescimento.

Se ainda não definiste uma estratégia de marketing, ainda vais a tempo!

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Se precisas de ajuda para definir e implementar uma estratégia para 2020, entra em contacto connosco!