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6 Estratégias de retenção de clientes que funcionam

6 Estratégias de retenção de clientes que funcionam

Se perguntar a qualquer líder de uma empresa quais são os objetivos da sua empresa, a resposta mais provável de obter será relacionada com o crescimento.

Quando considera o crescimento do negócio, pode pensar que a chave do sucesso passa pela conquista de novos clientes. Embora seja algo realmente bom, tentar obter novos clientes para o seu negócio crescer pode nem sempre ser tão benéfico e económico como pode pensar.

Neste sentido, em vez de ter o seu foco na aquisição de novos clientes para atingir os seus objetivos de crescimento, invista o seu tempo na retenção dos seus ativos de alto valor e baixo esforço. Estes são também conhecidos por clientes existentes.

“Dependendo dos fatores que tornam o seu negócio único, a aquisição de um novo cliente pode custar entre 5 a 25 vezes mais do que manter um cliente existente.”- Kristen Baker

 

Benefícios da retenção de clientes 

  •  Cerca de 20% dos seus clientes geram 80% das suas vendas
  • Os que compram recorrentemente gastam mais e geram transações maiores
  • Clientes recorrentes indicam mais pessoas e geram mais negócios
  •  A retenção de clientes favorece a fidelidade do cliente
  •  Impactar os clientes existentes economiza recursos

 

As 6 maneiras de aumentar a sua retenção de clientes são aplicáveis, praticamente, a qualquer tipo de negócio.

1.Ofereça vantagens aos seus clientes 

Ajustar os seus preços pode ser uma maneira mais fácil para, os seus clientes atuais, voltarem a negociar com a sua empresa.

Como exemplos, pode oferecer descontos aos seus clientes atuais nas suas próximas compras, envios e devoluções gratuitas, assim como, vantagens adicionais relacionadas com o preço para os clientes que compram frequentemente.

 

2. Implementar estratégias de vendas cruzada e aumento de vendas

Garanta sempre que cada cliente faça o seu check-out com algo extra no seu carrinho usando estratégias de venda cruzada e upsell em todo o seu site e em todas as suas comunicações.

Em lojas físicas o upsell é mais simples. Coloque produtos relacionados próximos uns dos outros ou pode usar outras técnicas para chamar a atenção e impulsionar as compras. No entanto, para quem compra online começa por procurar itens mais específicos sendo necessário ser estratégico.

Para começar a sua estratégia deve, em primeiro lugar, procurar padrões nos seus dados de vendas. Faça as seguintes perguntas:

  •   Existem dois ou mais itens que os clientes costumam comprar em conjunto?
  •  Quais os itens que se complementam naturalmente e são mais úteis quando combinados?
  •  Quais itens têm versões atualizadas que vale a pena mencionar?

 

 3. Crie um programa para fidelização do cliente

Uma maneira mais fácil e eficaz de construir relacionamentos existentes e oferecer incentivos para que voltem a fazer negócio consigo passa por implementar um programa que recompense os seus clientes mais leais.

Como exemplos, pode enviar um email aos seus principais clientes com uma oferta especial a cada mês. Deve, assim, testar as suas ofertas e perceber quais são as que mais atraem os seus clientes e ajustar as recompensas ao longo do tempo.

O mais importante ao implementar um programa de fidelização do cliente é mantê-lo simples e fácil para que os seus clientes entendam as etapas que precisam de seguir para receberem e usarem as suas recompensas.

 

4. Personalize a jornada do comprador

Esta é uma maneira de reconhecer os seus clientes e fazer com que eles se sintam valorizados.

Como exemplos, incentive os seus visitantes a se inscreverem por meio de um formulário inteligente coletando informações básicas. Neste sentido, da próxima vez que voltarem ao seu site serão recebidos com um ‘’Bem-vindo novamente, (nome)’’, permitindo melhorar a experiência do comprador.

 

5. Ofereça uma assinatura recorrente

Esta é uma outra maneira de aumentar a retenção de clientes pois atende ao desejo dos clientes por conveniência e flexibilidade.

Mesmo que não tenha um tipo de produto que facilmente é vendido usando um modelo de assinatura, pode considerar a venda de complementos, como seguro ou suporte ao cliente por contrato.

 

6. Acompanhe o seu cliente onde quer que esteja 

É muito importante entender os seus clientes – quem eles são, o que precisam, onde eles passam o tempo – e só assim conseguirá encontrá-los onde estão.

Pode e deve criar conteúdo (blog, vídeo, social media) que os seus clientes precisam e desejam e partilhar onde quer que eles estejam. Neste sentido, permanecerá numa posição destaque e pode oferecer suporte mesmo quando eles não perceberem que precisam. Assim, mostrará aos seus clientes como os entende e como os valoriza.

 

 

Mais importante do que qualquer ação que pode implementar na sua empresa é pensar em como ela irá impactar os seus clientes.

Mas, lembre-se que estes são apenas alguns fatores que podem ajudar na retenção de clientes. O ideal é mesmo procurar sempre novas estratégias para melhorar.

 

 Se precisas de ajuda para definir e implementar uma estratégia, entra em contacto connosco!