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5 motivos para começar a usar os anúncios do Facebook

5 motivos para começar a usar os anúncios do Facebook

Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook não morreu! Existem, atualmente, mais de 60 milhões de páginas de negócios na plataforma.

O Facebook é a maior rede social do mundo, e uma ferramenta bastante poderosa para chegar aos seus clientes.

Com este artigo, mostramos-lhe 5 razões pelas quais deve inserir os anúncios do Facebook na sua estratégia de marketing.

1. Diminuição do alcance orgânico

Ao longo dos anos, o Facebook tem vindo a diminuir o alcance orgânico das páginas de negócios.

Atualmente, em média, apenas 2,6% das pessoas que gostam da sua página vêm as suas publicações orgânicas.

Qual é o objetivo do Facebook com estas medidas?
Incentivar os negócios a utilizar a sua plataforma de anúncios.

O Facebook é uma empresa pública e, como tal, necessita de rendimentos.
Hoje em dia, se quer que os seus clientes vejam as suas publicações e que descubram o seu negócio, necessita de investir em anúncios.

A boa notícia é que, comparado a outras plataformas de publicidade, os custos do Facebook são bastante baixos.
Por exemplo, já observamos custos por alcançar mil pessoas a 0,12€.
Estes são custos extremamente baixos, que dificilmente encontrará em qualquer outra plataforma.

2. Segmentação dos anúncios

Os anúncios do Facebook são os melhores para segmentar o seu público-alvo.

O Facebook tem uma enorme quantidade de informação sobre os seus utilizadores. Isso torna-o a melhor plataforma em termos de segmentação de anúncios.

Pode segmentar por fatores, tais como:

  • Idade
  • Interesses
  • Comportamentos
  • Localização
  • Género

Opções de segmentação disponíveis no Gestor de Anúncios do Facebook

Para além disso, existem opções mais avançadas, pouco conhecidas, tais como:

  • Alcançar pessoas com eventos de vida próximos (aniversários, casamentos, nascimento de um bebê, etc)
  • Compradores recentes
  • Audiências similares de compradores
  • Audiências personalizadas

Sabia que com as audiências personalizadas pode importar bases de dados para a plataforma?

Por exemplo, pode importar a sua lista de clientes para o Facebook e criar anúncios especificamente para esse público.

3. Resultados mensuráveis

Os resultados dos seus anúncios são facilmente mensuráveis. No Gestor de Anúncios existem mais de 100 métricas por onde escolher, incluindo:

  • Alcance (O número de pessoas que viram os anúncios pelo menos uma vez)
  • Impressões (O número de vezes que os anúncios foram apresentados no ecrã)
  • Custo por mil impressões (O custo médio por 1000 impressões)
  • Frequência (O número médio de vezes que cada pessoa viu o anúncio)
  • Cliques (O número de cliques nos anúncios)
  • Custo por clique (O custo médio por cada clique)
  • CTR (A percentagem de vezes que as pessoas viram o anúncio e efetuaram um clique)
  • Conversões (O número de eventos de conversão atribuídos aos anúncios)
  • Custo por conversão (O custo médio de cada conversão)

De acordo com o seu negócio, pode criar relatórios personalizados no Gestor de Anúncios que são, facilmente, exportados.

Deve ter em atenção, no entanto, que para medir ações no seu website (como conversões), irá necessitar do pixel do Facebook instalado.

4. Resultados imediatos

Após publicar o seu anúncio, conseguirá ver resultados imediatos sem ter que esperar muito tempo (algo que varia de acordo com o seu objetivo e orçamento da campanha).

Os anúncios do Facebook resultam. É essa a razão pela qual é a plataforma de anúncios mais utilizada por negócios. No espaço B2C, são 72% os negócios que escolhem o Facebook como plataforma mais utilizada. Já no espaço B2B, são 43% ultrapassando até mesmo o LinkedIn.

Para além destes dados, um estudo realizado em 2018, mostrou que 78% dos consumidores afirmam ter descoberto produtos no Facebook.
Outro estudo, mostrou que 26% dos utilizadores do Facebook realizaram compras após clicar num anúncio.

5. Número de utilizadores

Crescimento do número de utilizadores no Facebook desde a sua criação

Esta imagem mostra o crescimento de utilizadores do Facebook, ao longo dos anos. Atualmente, são 2.41 mil milhões de utilizadores ativos.

Desses, 1.59 mil milhões utilizam o Facebook todos os dias, e grande parte utiliza múltiplas vezes ao dia.

Para além da utilização diária, as pessoas passam bastante tempo na plataforma.
Cada utilizador passa, em média, no Facebook, 58 minutos por dia. Se juntar também o Instagram (que é propriedade do Facebook), são mais 53 minutos.
Ou seja, 1 hora e 51 minutos se combinarmos as duas plataformas.

E o Instagram não fica muito atrás do Facebook em termos de utilizadores.

Crescimento do número de utilizadores no Instagram

A rede social atingiu, em junho de 2018, mil milhões de utilizadores.

Como ambas as plataformas estão disponíveis no Gestor de Anúncios, consegue escolher em qual quer anunciar.
Os utilizadores do Instagram são mais novos comparativamente aos utilizadores do Facebook.

Quanto ao WhatsApp (que também é propriedade do Facebook), tem uma média diária de 28 minutos. No entanto, ainda não é possível a criação de anúncios para esta plataforma.

Com estes números podemos concluir que, independentemente do produto ou serviço que pretende vender, é certo que os seus clientes utilizam o Facebook e/ou Instagram.

Conclusão

Os anúncios do Facebook (que incluem Facebook e Instagram) são uma mais valia para qualquer negócio.

A sua plataforma de anúncios (tal como a do Google) tem bastantes opções e pode ser um bocado confusa para quem não está habituado.

Os anúncios do Facebook trazem resultados, mas apenas se forem bem criados e monitorizados!

Se quer definir e implementar uma estratégia de anúncios de Facebook, entre em contacto connosco para o ajudarmos!