fbpx

Skip links

4 passos para um “sprint final” de sucesso

4 passos para um “sprint final” de sucesso

Entramos, recentemente, em Setembro, considerado por muitos o mês de recomeços. No que toca às empresas é a altura certa para fazer balanços e planear a últimas transições do ano.

Como é óbvio, para os gestores todos os meses, horas e até minutos valem quando se trata de atingir e/ou melhorar resultados. Regressados das férias e com baterias carregadas, setembro torna-se o momento crucial para avaliar e redefinir estratégias.

Sendo assim, como se deve preparar para o “sprint final” deste ano?

Reunimos 4 passos que lhe podem ser bastante úteis se pretende terminar 2019 com sucesso.

1. Avalie o progresso dos objetivos definidos no início do ano

Certamente definiu metas e objetivos no início deste ano para a sua empresa alcançar.

Deve medir e controlar o seu progresso regularmente. No entanto, setembro, torna-se numa boa altura para rever como está o seu progresso nesses objetivos.
É claro que não existem objetivos universais, cada negócio tem a sua particularidade, ainda assim normalmente envolvem:

  • Receita
  • Lucro
  • Custo de aquisição de cliente
  • Número de leads
  • Taxa de conversão lead-cliente
  • Tráfego para o website
  • Taxa de conversão

Mesmo que os valores atuais lhe agradem, na nossa filosofia consideramos que é sempre possível melhorar qualquer resultado. Até porque muita coisa pode mudar até ao final do ano.

Se por outro lado os resultados atuais não revelarem os valores esperados poderá refletir sobre duas situações:
– Poderá ter definido objetivos irrealistas;
– As metas para atingir os resultados precisam de ajustes.

2. Abandone o que não está a funcionar

Este ponto é um seguimento do anterior. Ao analisar o seu progresso em relação aos objetivos que definiu, irá encontrar estratégias que estão a funcionar extremamente bem e outras que o estão a limitar.

A verdade é que para evoluir é necessário estar constantemente a testar coisas e ferramentas novas. E desses testes, alguns irão ter sucesso e outros irão fracassar.

Não prolongue as suas experiências se já viu que estas não estão a resultar. Por vezes a melhor estratégia a aplicar é eliminar o que não traz benefícios.

Foque-se no 20% das ações que lhe irão dar 80% dos resultados.

3. Tente novas estratégias

Tal como referido por vezes é necessário testar de forma constante novas ferramentas e aplicar novos métodos e processos para fazer crescer o seu negócio.

O último trimestre do ano não é exceção.

Usemos como exemplo um anúncio de Facebook:

Imaginemos que temos um anúncio a promover no Facebook e lhe está a trazer resultados positivos há dois meses. Será que não poderemos melhorar este anúncio e conseguir obter ainda melhores resultados?

Podemos sempre criar uma segunda variação deste anúncio, ao que chamamos de teste A/B, para analisar qual funciona melhor.

Mas atenção!

Não teste demasiadas variáveis ao mesmo tempo, para não correr o risco de se perder no meio de tantas alterações (altere apenas o título, ou a imagem, ou o CTA, ou a descrição).

4. Planeie para as datas especiais

O último trimestre do ano é especialmente bom para as empresas pelas datas especiais que se aproximam e que, geralmente, geram um pico de vendas.

As mais importantes são a Black Friday e o Natal.

Deve planear a sua Black Friday, ao detalhe, para se assegurar que consegue os melhores resultados possíveis. Responder às seguintes perguntas vai ajudá-lo:

  • Que tipo de oferta vou criar?
  • Que linguagem vou utilizar para comunicar esta oferta?
  • Qual vai ser a duração da minha oferta?
  • Que meios vou utilizar para comunicar a oferta?
  • Quanto vou investir para promover a oferta?
  • Quais os resultados que espero obter?

Deve fazer o mesmo processo para os dias anteriores ao Natal. O Natal oferece-lhe mais flexibilidade pois pode ir alterando as suas ofertas ao longo do mês de Dezembro. Até à data do Natal, as pessoas estão em constante procura de compras de Natal.

Contudo apesar de mencionarmos apenas a necessidade de planear as datas universais, poderá aplicar esta metodologia a outras datas que se relacionem com o seu negócio, por exemplo aniversário da empresa, lançamento de novos produtos, etc.

Responder a estas perguntas ajudam a ter uma visão clara do que precisa de ser feito e os resultados que espera obter com as suas ações.

 

 

Se pretende melhorar os resultados do seu negócio, aqui está a altura perfeita para perceber quais as áreas que necessitam de maior atenção.

Se quer definir e implementar uma estratégia para o “sprint final” do ano, entre em contacto connosco!

Estamos aqui para o ajudar.