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4 formas de aplicar o cross-selling no seu negócio!

4 formas de aplicar o cross-selling no seu negócio!

Tal como abordado num artigo anterior, o cross selling é uma das melhores formas de aumentar o valor médio da venda por cliente e o número de vezes que o cliente volta a comprar.

É uma estratégia usada pelas maiores empresas do mundo como Amazon, Apple, e McDonald’s.

Existem várias formas de aplicar o cross selling, no entanto deve ter em conta que, varia sempre de negócio para negócio.
De notar que o cross selling tanto pode ser aplicado no momento da venda ao cliente, ou após a compra ser realizada.

Ficam aqui 4 táticas de cross selling que pode começar a usar já:

1. Bundles

Bundles consistem, simplesmente, em agrupar produtos complementares a um preço mais acessível do que se fossem comprados em separado.
Aqui, está a criar combinações que sabe que os seus clientes irão adorar. Para além disso, está a criar conveniência ao tirar o trabalho todo ao cliente.
Os menus do McDonald’s são um excelente exemplo de bundles. A Fnac também usa esta estratégia regularmente, como pode ver no exemplo abaixo.

2. Produtos complementares

Aqui, sugere produtos complementares aos que o cliente está a ver de momento, e deixa-o decidir por si quais pretende.
Esta é uma boa opção se ainda não sabe ao certo quais as melhores combinações de produtos para os seus clientes.
Também é uma excelente escolha se no seu setor de negócio, as combinações de produtos comprados varia bastante. As lojas de roupa online são um excelente exemplo deste caso.

3. Produtos similares

Esta estratégia é bastante parecida à anterior. A única diferença é que em vez de produtos complementares irá sugerir produtos similares. Observe o exemplo da Amazon, para a sugestão de produtos similares a sapatilhas da Nike.

4. Frequentemente comprados juntos

A loja mais conhecida por utilizar esta estratégia é a Amazon. Aqui, sugere aos seus potenciais clientes um grupo de produtos que são, normalmente, comprados em conjunto. E está tudo à distância de um clique em ser adicionado ao carrinho.
Tal como nas bundles, está a criar conveniência ao retirar o trabalho todo ao cliente. No entanto, a diferença desta técnica é que aqui não há qualquer desconto aplicado.


Estude quais as táticas mais adequadas para o seu negócio e comece a testar!
A forma como decide aplicar estas estratégias irá sempre depender do seu setor.
Não se esqueça, que estas estratégias são apenas meios para aumentar o valor médio da venda por cliente e aumentar o número de vezes que o cliente volta a comprar.

Se quer implementar estratégias de cross selling no seu negócio pode entrar em contacto connosco.
Estamos aqui para o ajudar!