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4 estratégias online para que a sua empresa continue a vender

4 estratégias online para que a sua empresa continue a vender

A situação que Portugal e muitos outros países estão a viver atualmente, está a obrigar muitas empresas a fechar as suas portas e a trabalhar a partir de casa. A falta de vendas é um fator que está a preocupar as empresas e é fundamental implementar estratégias para superar esse problema.

É muito importante que não deixe o seu negócio cair no esquecimento e, para isso, é necessário manter o contacto com os seus clientes e até conseguir angariar novos.

Apostar no digital para continuar a obter vendas é a melhor solução para que o seu negócio continue a ter sucesso. Neste artigo, mencionamos quatro estratégias com imenso potencial para anunciar a sua empresa.

1. SMS Marketing

Permite enviar mensagens de texto para os seus clientes e leads de forma a comunicar com os mesmos. Como não é novidade para ninguém, o telemóvel é o equipamento mais utilizado pela maioria das pessoas, ainda mais nesta fase que estas se mantêm em casa.

Assim, o SMS Marketing pode ser a estratégia ideal para o seu negócio, visto que é uma forma de contacto direto não só para envio de informações como para divulgação de serviços/produtos que possam suscitar interesse nesta fase de “quarentena”.

Há empresas a optar pelo envio de SMS para reforçar a relação com os seus cliente, mantendo-os informados sobre os canais mais adequados a utilizar nesta altura.

Exemplo disso são a EDP, a seguradora Fidelidade, a Vodafone, o Pingo Doce, que alertaram os clientes de alterações de horários, medidas adotadas em loja e incentivar o uso dos canais digitais para estabelecer o contacto.

Na cadeia alimentar, também já vários restaurantes e empresas de entrega ao domicílio reforçaram via SMS as suas medidas de prevenção, incentivando à compra com a redução ou mesmo eliminação do valor de taxa de entrega (deslocação).

Uma forma simples com uma necessidade de investimento relativamente baixo, que podem ir até 0,027€ cent/ por sms.

 

2. Newsletter

A Newsletter diferencia-se por ser uma opção mais informativa muitas vezes focada em conteúdo que gera vendas. É uma ótima forma de comunicação para fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente.

A verdade é que muitas pessoas pensam que as newsletters já não trazem resultados, o que é completamente mentira se esta for bem construída e se o conteúdo for do interesse do cliente.

O Continente é um ótimo exemplo de marca que utiliza esta estratégia de marketing, principalmente agora nesta quarentena, pois com a newsletter o Continente relembrou as pessoas do serviço de entrega em casa, levando as pessoas diretamente ao site para realizarem as suas compras online.

 

3. Gestão de anúncios

Anunciar a sua empresa a partir do Google ou das redes sociais é uma das formas mais eficazes de obter reconhecimento e, consequentemente, obter mais clientes. Para tal, é necessário investir no Google e/ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram tendo em conta o seu principal objetivo:

  • Gerar leads
  • Vendas online
  • Aumento de visibilidade

Sendo que há tanta gente em casa nesta altura devido ao Covid-19, muitas dessas pessoas aproveitam para fazer as suas compras online, pois muitos estabelecimentos já se encontram encerrados.

Como tal, essas pessoas utilizam o Google para procurar aquilo que desejam e é aí que pode entrar a sua empresa: através por exemplo de anúncios denominados Rede de Pesquisa e Google Shopping. Com estes anúncios, o seu site pode aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, havendo mais probabilidade das pessoas carregarem. Se deseja vender produtos, estes podem aparecer em fotografia na pesquisa através do Google Shopping, direcionando o utilizador para o seu site e para o respetivo produto em que à carregado.

 

 

O Facebook Remarketing é também uma ótima ferramenta de marketing, pois assim que alguém visita o seu site, o mesmo vai-lhe aparecer em forma de anúncio quando a pessoa estiver no feed de notícias do Facebook, chamando a atenção do potencial cliente e relembrando-o da sua pesquisa. Muitas vezes esta estratégia leva o utilizador à conversão.

As suas principais vantagens são:

  • Melhor mensurabilidade – consegue-se medir mais facilmente os resultados do que no offline;
  • Definir melhor a quem se pretende anunciar, ou seja, definição do público alvo de forma específica;
  • Mais flexibilidade e controlo do orçamento, podendo alterar o mesmo quando assim se pretender.

 

4. Landing Page c/ Ebook

Um Ebook não é nada mais nada menos do que um livro eletrónico, que pode ser descarregado ou comprado na Internet. Este pode conter qualquer informação que seja do interesse do cliente ou potencial cliente e pode ser lido em qualquer equipamento eletrónico.

É ótimo para quem pretende captar leads. Muitas empresas optam por disponibilizar um ebook de forma gratuita em troca de informações dos clientes, por exemplo o nome, e-mail, contacto. Com o e-mail, é possível fortalecer o relacionamento com os mesmos através de newsletters (caso o cliente aceite os termos e condições).

Nesta fase em que milhares de pessoas estão em casa, é uma ótima ferramenta por exemplo para ginásios onde disponibilizam dicas de treino em casa, indústria alimentar com a divulgação de receitas com os produtos da marca, escolas de formação permitindo o acesso a algum conteúdo que poderá ser complementado mais tarde presencialmente, entre muitas outras.

Estes e-book são disponibilizados ao público através de uma landing page, que solicitam o preenchimento de um formulário.

Por exemplo, os ginásios utilizam bastante esta estratégia para divulgar as suas campanhas, ficando com o contacto dos potenciais clientes (leads) que serão tratadas pela equipa comercial.

Nesta fase com espaços de treino encerrados esta ferramenta pode ser útil se os ginásios pretenderem oferecer mensalidades com um prazo alargado por exemplo de um ano (incentivando à compra com um espaço temporal que afasta da memória a situação que atravessamos atualmente).

 

 

Na Drible, temos uma equipa de profissionais pronta para ajudar a sua empresa a crescer perante a situação difícil em que nos encontramos.

Concluindo, é importante que nesta fase sejam tomadas medidas para que o seu negócio não caia no esquecimento e para que as vendem continuem a ser feitas.

Para além destas estratégias, há muitas outras que podem ajudar a sua empresa a gerar o lucro que tanto deseja. Para isso, é necessário definir os principais objetivos e jogar com os mesmos, de forma a que as estratégias de marketing implementadas resultem numa empresa de sucesso.