Linkedin: Saiba como melhorar a sua presença profissional em apenas 6 passos

Com mais de 500 milhões de utilizadores, o Linkedin é, atualmente, a maior rede social de profissionais do mundo e a 3ª mais utilizada nas estratégias de comunicação no marketing digital. São valores que não deixam dúvidas relativamente à importância de estar presente nesta rede social.

Esta plataforma foi criada com objetivos exclusivamente empresariais. Posto isto, é muito importante como saber “usar e abusar” do Linkedin, através de uma estratégia bem definida e assertiva.

Tal presença, pode ser fundamental para criar credibilidade e notoriedade dentro de qualquer setor empresarial, o que facilita certamente a atração e, consequentemente, a conquista de novos clientes.

Conheça, de seguida, alguns fatores cruciais para melhorar a sua presença orgânica nesta rede social.

1. Agende 20 minutos por dia apenas para o Linkedin

    Talvez a parte mais difícil, mas crucial numa página de sucesso: ser disciplinado e fazer a gestão da rede de forma correta. De forma a não despender de momentos importantes do seu dia, sugerimos que o faça no início da manhã, durante a hora de almoço ou no final do dia.

    2. Reveja a página principal diariamente

      Tal como nas outras redes sociais, no linkedin, por norma, há partilhas para interagir, convites de contacto para aceitar ou recusar, convites para aderir a grupos, mensagens por responder… portanto, é fundamental a sua presença diária nesta plataforma.

      3. Mantenha o seu perfil de LinkedIn atualizado

        A forma mais fácil de ganhar seguidores no LinkedIn é através da partilha de conteúdos que os seus seguidores vão querer ver, gostar, partilhar e comentar. Dessa forma, sugerimos que publique várias vezes por semana, ou até diariamente. As partilhas que fizer vão aparecer na página principal dos seus seguidores e, se estas forem interessantes e relevantes, a probabilidade de estes interagirem e partilharem é maior. Crie conteúdo que permita a conversão através de landing pages, de forma a gerar mais leads para o seu negócio.


        4. Dedique a sua atenção às páginas de empresas

          Siga as empresas que lhe suscitam interesse e acompanhe as atividades das mesmas. A página de emprego pode ser revista todas as semanas, embora tenha a possibilidade de colocar alertas para empregos na sua área de especialização.


          5. Interaja em grupos de discussão (estratégicos)

            Lance perguntas ou tópicos pertinentes para discussão em grupos, para que possa receber feedback por parte dos utilizadores. A escolha dos grupos onde vai começar a discussão tem de ser assertiva e inteligente. Pode também responder a perguntas ou desafios, de forma a reforçar a sua presença na plataforma.

            6. Trabalhe a sua rede de contactos atual

              É muito importante dar valor aos seus contactos atuais, através do estabelecimento de ligações. Envie mensagens com frequência para os membros da sua rede, desde atualizações da sua atividade profissional, a solicitações, recomendações, entre outros. Todas as semanas, estabeleça 2 / 3 contactos com utilizadores que não tenha interagido há três meses.

              Mas afinal, como é que pode encontrar novos contactos?

              É muito simples! Da forma tradicional, através das pesquisas simples e avançadas pelo nome da pessoa, área de negócio, localidade, entre outros. Através das pesquisas em grupos de especialidade e das redes de contactos da sua própria página.

              Após encontrar um perfil que lhe pareça ideal para a sua rede, envie uma mensagem inicial, demonstrando interesse pela empresa ou produtos/serviços. Não tente vender no primeiro contacto. De seguida, faça um convite personalizado ao indivíduo, apresentando as razões para o ter enviado.

              Mas atenção, não exagere nos convites. Se começarem a ser rejeitados com muita frequência, o linkedin cancela-lhe a possibilidade de convidar pessoas.

              Conheça alguns dos erros mais comuns que deve evitar ao máximo

              • Um erro clássico no Linkedin: utilizar uma fotografia de perfil inadequada ou pior, não usar nenhuma. Usar uma imagem formal, atual e em que pode ser facilmente reconhecido aumenta até nove vezes os convites de conexão.
              • Definir mal o título do seu perfil. Este tem como objetivo definir o tipo de profissional que você é, em poucas palavras.
              • Publicar conteúdo irrelevante. O linkedIn é a plataforma ideal onde pode e deve mostrar o seu conhecimento na sua área de trabalho. Como fazer isso? Através da partilha de conteúdo interessante.
              • Não interagir. Tal como no facebook, instagram e outras redes sociais, é fundamental criar interação, através da partilha, novos contactos e mensagens.

              Agora que conhece as principais dicas para melhorar a sua presença no Linkedin, é hora de começar a pô-las em prática, investindo o seu tempo nesta plataforma e aproveitando os benefícios que pode trazer para o seu negócio.

              Apesar de manter um perfil profissional apelativo não nos podemos esquecer da importância de uma company page no Linkedin.

              As páginas de empresas permitem reforçar a presença da marca através da apresentação de produtos/ serviços, oferta de emprego e recomendações, transmitindo uma ideia de credibilidade do ponto de vista do público. Caso esteja interessado nos nossos serviços de gestão de redes sociais, não hesite em entrar em contacto connosco.