Conheça o maior segredo para gerir a sua equipa em teletrabalho!

Mesmo antes da pandemia começar, eram cada vez mais as empresas que aderiam ao teletrabalho. Hoje em dia, não há escolha possível. Devido à situação que vivemos, o trabalho remoto é inevitável, principalmente quando se trata de empresas em que a maioria dos colaboradores trabalham em escritórios.

A verdade é que o teletrabalho pode trazer inúmeras oportunidades para as equipas e, consequentemente, para as empresas. Ainda assim, são muitos os desafios que um gestor enfrenta, de forma a gerir a equipa da melhor forma possível.

Apesar de existirem inúmeras ferramentas para gerir o trabalho remoto, o principal desafio é e será sempre o capital humano. Mas afinal, como é que é suposto manter a organização à distância? Como é que é possível fortalecer e/ou estabelecer relações entre os colaboradores?

Marque reuniões regularmente

Sem as reuniões, é provável que os colaboradores que estão em teletrabalho se sintam perdidos. É muito importante que todos estejam a par da realidade da empresa e das mais recentes novidades para que, acima de tudo, se sintam orientados e valorizados.

Sempre que decidir convocar uma reunião, prepare-a com antecedência. Para que haja organização, crie um cronograma com os tópicos que irá abordar, isso é fundamental para que a equipa se sinta alinhada.

Ferramentas para melhorar a comunicação

Para que o trabalho em casa seja verdadeiramente produtivo, sugerimos o uso de ferramentas de comunicação e gestão, não só para que os colaboradores possam trocar ideias dos seus projetos, mas também para garantirem que executam as tarefas dentro do prazo estabelecido. Trabalhar com as ferramentas certas ajuda os funcionários a executarem o seu trabalho com sucesso.

  • Slack - Ferramenta de comunicação interna, além do chat, permite partilhar documentos, imagens e vídeos, criar conversas de grupo e até mesmo realizar chamadas;
  • Whereby - Ideal para reuniões. A principal vantagem é que não é necessário instalar nenhum tipo de aplicação, pois basta partilhar o link com a pessoa que deseja reunir.
  • Asana - Esta aplicação ajuda as equipas a organizarem e a gerenciarem o seu trabalho;
  • WeTransfer - Serviço de transferências utilizado para enviar artigos mais pesados. Este tem uma maior capacidade do que o Google Drive;
  • Evernote - É um software destinado à organização de informação mediante um arquivo de notas. Ideal para quem procura organização, sendo possível a partilha do ficheiro com outras pessoas.

Estimule e incentive diariamente a equipa

Sabemos que prestar apoio frequente a todos os colaboradores em teletrabalho não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de uma equipa numerosa. No entanto, é fundamental que estes nunca se sintam esquecidos.

Relembre-os diariamente que têm o seu apoio e que está disponível para os ajudar no que for preciso. Se possível, opte pelas chamadas individuais, o funcionário irá sentir-se valorizado e motivado para fazer o seu trabalho.

Crie team buildings digitais

Não deixe escapar as datas importantes! Celebre em conjunto com os seus colaboradores e crie memórias. Esta é uma das melhores formas de alimentar o espírito da equipa e de melhorar a relação entre os funcionários.

Desde aniversários, a conquistas da empresa e datas importantes, celebrar de forma remota não tem custos, portanto, não há desculpas!

É verdade que, contrariando muitas opiniões, o teletrabalho pode ser bem mais produtivo do que trabalhar fisicamente na empresa. Há uma maior concentração e flexibilidade, que acabam por se transmitir no desempenho das tarefas.

Além disso, o trabalho remoto é uma prova de que a empresa confia no colaborador, fazendo com que este se esforce mais em realizar um trabalho excecional. Posto isto, o teletrabalho é considerado uma das soluções mais importantes criadas no século XXI.

O maior segredo para gerir eficazmente uma equipa em teletrabalho é simples: comunicar.